Com as melhores condições climáticas nas principais regiões pecuárias da Austrália reduzindo os abates e aumentando a demanda de reabastecimento, os preços do gado bovino australiano deverão aumentar em média em 3% em 2008-09, para A$ 2,95 (US$ 2,46) por quilo. De acordo com a edição de setembro do relatório sobre commodities da Agência Australiana de Agricultura e Recursos Econômicos (Australian Bureau of Agricultural and Resource Economics - ABARE)
Com as melhores condições climáticas nas principais regiões pecuárias da Austrália reduzindo os abates e aumentando a demanda de reabastecimento, os preços do gado bovino australiano deverão aumentar em média em 3% em 2008-09, para A$ 2,95 (US$ 2,46) por quilo. De acordo com a edição de setembro do relatório sobre commodities da Agência Australiana de Agricultura e Recursos Econômicos (Australian Bureau of Agricultural and Resource Economics – ABARE), os menores abates deverão promover o crescimento do rebanho em 0,4%, para 28,2 milhões de cabeças.
Apoiando os maiores preços previstos para 2008-09 estará o menor dólar australiano, com melhoras antecipadas nos preços de exportação para Estados Unidos (+18%) e Japão (+3%). A maior competição da carne bovina dos EUA no norte da Ásia deverá impactar na demanda pelo produto australiano, com os envios ao Japão devendo cair em 4% em 2008-09, para 350 mil toneladas, enquanto as exportações para a Coréia deverão cair em 11%, para 130 mil toneladas.
Apesar dos maiores retornos de exportação, as exportações aos EUA deverão permanecer baixas em 2008-09, em 245 mil toneladas – apenas 2% a mais que no ano anterior e 39% a menos que o recorde de 400 mil toneladas exportadas em 2001-02. As menores ofertas domésticas de vaca e a maior demanda global por carne bovina australiana processada deverão limitar os envios para o ano.
O crescimento nos mercados da Rússia e do sudeste da Ásia deverão parcialmente compensar o declínio nos volumes exportados para os três principais mercados da Austrália, com o total das exportações no ano fiscal devendo cair 2%, para 910 mil toneladas.
Os abates de gado no ano deverão declinar em 1% com relação a 2007-08, para 8,7 milhões de cabeças, com a produção em 2,14 milhões de toneladas.
A reportagem é do Meat and Livestock Australia (MLA), traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.