Austrália: varejista só venderá carne livre de hormônio

A rede de supermercados da Austrália, Coles, anunciou que a partir desse ano somente venderá carne bovina de animais que não foram tratados por hormônios promotores de crescimento. A empresa disse que os compradores australianos preferem alimentos orgânicos. Essa é a primeira rede importante de supermercado do país a tomar essa medida. Representantes da indústria de carnes da Austrália se manifestaram contra a decisão da rede, dizendo que isso "assusta desnecessariamente" os consumidores e também expressando preocupações sobre os efeitos nos preços gerais das carnes.

A rede de supermercados da Austrália, Coles, anunciou que a partir desse ano somente venderá carne bovina de animais que não foram tratados por hormônios promotores de crescimento. A empresa disse que os compradores australianos preferem alimentos orgânicos. Essa é a primeira rede importante de supermercado do país a tomar essa medida.

Os hormônios vêm sendo usados na Austrália para promover o crescimento do gado há décadas e cerca da metade de toda a carne produzida no país é feita com a ajuda dos promotores de crescimento. Representantes da indústria de carnes da Austrália se manifestaram contra a decisão da rede, dizendo que isso “assusta desnecessariamente” os consumidores e também expressando preocupações sobre os efeitos nos preços gerais das carnes.

Além disso, em uma pesquisa conduzida pelo Meat and Livestock Australia (MLA) com 1.000 pessoas onde quase metade dos participantes disse que comeria menos carne com hormônios, 16% disseram que “não comeriam mais” e 15% disseram que “alertariam outros”.

A indústria de carnes da Austrália já tinha manifestado sua preocupação com essa exigência da rede Coles em setembro (leia matéria relacionada).

A reportagem é do MeatingPlace.com, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.

Mercado Físico da Vaca – 04/01/11
4 de janeiro de 2011
Mercados Futuros – 05/01/11
6 de janeiro de 2011