Embora a carne bovina esteja custando agora quatro vezes o preço da carne de frango no mercado doméstico varejista da Austrália, o valor das vendas de carne bovina (preço x volume) continuou crescendo no ano passado.
O gerente de marketing do Meat and Livestock Australia (MLA), Andrew Howie, disse que o desafio de venda no mercado doméstico atualmente é bastante complexo, devido aos aumentos de preços e outros fatores.
Como o gráfico mostra, os preços da carne no varejo foram em uma inclinação constante, quase dobrando ao longo de 15 anos e mostrando um aumento dramático desde 2014. Isso criou o risco distinto de retrocesso pelos consumidores típicos. Em contrapartida, o preço do frango (linha azul) é mais ou menos uma linha reta, em torno de A$ 5 / kg.
“Em alguns aspectos que se parece com um desafio para a carne – e tem sido – mas uma importante fator é que o aumento da carne que tem sido visto é realmente apenas conduzido por um número relativamente pequeno número de cortes da carcaça.”
Cortes de bife (classificados como bife de alcatra ou acima) aumentaram em 30%, uma vez que o preço de venda no início de 2015, aumentou, enquanto uma grande variedade de cortes que não são bife apresentaram apenas pequenos aumentos.
“Isso realmente oferece uma oportunidade fantástica no food service e no varejo, especialmente quando consideramos a utilização carcaça inteira, na tentativa de educar os consumidores de que não há mais a carne do que apenas um filé ou um lombo.”
O consumo per capita de carne bovina, no entanto, continua sendo uma preocupação (ver gráfico) com a carne bovina traçada em vermelho continuando a tendência de baixa. Isso é especialmente desde que é aparente 2008, quando começou a crise financeira global.
“Essa erosão na confiança do consumidor os levou a correr em massa para o frango com preço atraente (linha azul), e, em menor medida, para a carne suína (roxo) – e eles ficaram lá.”
A carne de cordeiro, em contraste com a carne bovina, tem mostrado um consumo per capita muito mais constante nos últimos 15 anos, apesar dos preços mais elevados sendo pagos.
O mercado doméstico de carne bovina foi o único em que os seus concorrentes são outras proteínas: como frango e carne de porco – e não carne de outros fornecedores, disse Howie. O mercado doméstico voltou às médias de longo prazo no ano passado, respondendo por 30% de toda a produção de carne bovina australiana, depois de cair para 25% durante o ano anterior, de produção recorde.
Fonte: Beef Central, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.