Implantação do capim
1 de outubro de 2001
Brasil discutirá acordo de equivalência sanitária com UE
3 de outubro de 2001

BA: prazo para imunização de rebanho contra a aftosa prossegue até o dia 15

O prazo para imunizar 100% de todo o rebanho bovino do Estado da Bahia prossegue até o dia 15. Prevista para ser encerrada no próximo domingo, a 2ª etapa da Campanha de Vacinação Contra a Febre Aftosa foi prorrogada para que a cobertura vacinal no Estado seja completa.

As ações – iniciadas no dia primeiro – visam a consolidação do Estado como zona livre da doença, cujo certificado internacional foi concedido pela Organização Internacional de Epizootias (OIE), em Paris, há quatro meses, além de evitar um possível “Efeito Uruguai” na Bahia.

A região que merece atenção especial da Secretaria da Agricultura é o Extremo Sul, onde estão situadas as principais criações da pecuária de corte do Estado. Na última quarta-feira, técnicos da Agência Estadual de Defesa Agropecuária (Adab) estiveram em Teixeira de Freitas e em Eunápolis para mostrar aos produtores a importância da cobertura vacinal. Os municípios concentram os animais de melhor qualidade na Bahia e de lá devem sair as primeiras reses para a exportação.

A situação ocorrida no Uruguai é o exemplo mais citado aos produtores já que o país, com um rebanho estimado de 11 milhões de cabeças, não pode mais exportar depois de focos de aftosa terem sido detectados em alguns animais. A população bovina é quase quatro vezes maior do que o número de uruguaios, o que inviabiliza o consumo interno.

Em Teixeira de Freitas, a aproximadamente 800 quilômetros de Salvador, a última campanha de vacinação alcançou 97% de cobertura vacinal. O medo é que o Efeito Uruguai se instale também no Estado.

Em Eunápolis, vizinho a Teixeira de Freitas e onde o rebanho alcança 450 mil cabeças, o índice de vacinação foi de 98% na campanha passada. No município está sediada a Associação de Criadores de Gado de Corte da Bahia (ACGC-Ba), que concentra a produção em novilhos precoces, já visando o mercado internacional. No auditório da Ceplac, os sindicatos e associações da região reuniram cerca de 200 pessoas para mostrar a importância da manutenção do status de zona livre internacional de aftosa com vacinação.

Os criadores também comemoraram a parceria com o governo baiano, que levou o Estado a ter possibilidades de exportar a carne. Além de Teixeira de Freitas e Eunápolis, fazem parte da região os municípios de Itamaraju, Guaratinga, Itabela, Itagimirim e Itanhém.

Fonte: Gazeta Mercantil (por Flávio Novaes), adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.