A indústria canadense de refeições rápidas, caracterizada por grande competitividade, vem presenciando o ressurgimento de uma das antigas preferências do consumidor. As vendas de beef jerky crescem cerca de 50 por cento anualmente, assim como outros derivados de carne bovina.
Devido à grande quantidade de proteína, menos gordura e carboidratos que a maioria das junk food (comidas prontas de baixo valor nutritivo), o beef jerky, uma espécie de carne seca pronta para o consumo que foi criada pelos cowboys americanos, vem sendo considerado um lanche mais saudável, apesar de conter sal e conservantes. O produto é também bastante conveniente por não exigir refrigeração e possuir tamanho discreto.
Ano passado, o consumo do jerky e similares como palitos de calabresa e carne defumada no Canadá alcançaram uma média de 47,2 milhões de dólares. Apesar dos derivados de carne representarem uma pequena porcentagem do mercado de lanches do país (de mais de US$ 1 bilhão), esta fatia vem crescendo rapidamente e fabricantes já apresentam uma série de produtos inovadores para acompanhar a tendência.
Link Snacks, uma antiga companhia norte-americana, está apresentando rápido desenvolvimento no mercado canadense. “Mercados internacionais são uma enorme oportunidade de crescimento para nós”, afirma Cathy Sturm, gerente sênior de marketing da Link. A Maple Leap Foods Inc., localizada em Toronto no Canadá, ainda está lançando um produto à base de jerky para complementar sua série de lanches de carne bovina. O presidente da empresa, Rick Young, comentou que esses produtos estão apresentado um “crescimento explosivo”.
No fim do ano, uma pesquisa também mostrou que o beef jerky foi o lanche com crescimento mais rápido apresentado nos Estados Unidos.
Fonte: Just-food.com, adaptado por Equipe BeefPoint