Análise Gráfica – contrato futuro boi gordo: 27-11-2006
27 de novembro de 2006
É hora de repartir o pão (e a carne)
29 de novembro de 2006

Bellman e apta regional colina avaliam desempenho e qualidade de carcaça

Parceria entre as entidades viabiliza projeto que pretende definir qual o melhor sistema de recria e engorda de bovinos para abate

Investimentos em pesquisa fazem parte da política administrativa da Bellman Nutrição Animal – referência no setor de suplementação pecuária do país. Após firmar parceria com a Embrapa Cerrados, a empresa se junta a outro conceituado instituto de pesquisa: o Pólo Regional de Desenvolvimento dos Agronegócios da Alta Mogiana – Apta Regional Colina, com sede na cidade de Colina, interior de São Paulo.

Com a condução do diretor científico Flávio Dutra de Resende e do pesquisador Gustavo Siqueira, o trabalho em conjunto visa a analisar diferentes sistemas de produção de recria e engorda de bovinos machos. A hipótese a ser comprovada é de que animais bem alimentados durante todas as fases de vida, principalmente na desmama, devem ser abatidos com menor idade, pois apresentam melhor carcaça e proporcionam maior rentabilidade.

Serão considerados 18 sistemas de produção, alternando suplementação ou não nas águas e na seca, e terminação em confinamento ou não. Os animais que participarão do experimento são bezerros desmamados ½ sangue, e a pastagem é de branquiária adubada e rotacionada. Ao final de cada período, alguns serão abatidos para definir a composição do ganho. “Dessa forma, conseguiremos avaliar a qualidade da carcaça e conhecer as exigências dos bovinos em idades e para ganhos de peso variados”, diz Marco Balsalobre, diretor técnico da Bellman. Além disso, será possível ponderar a viabilidade econômica desses sistemas.

Em 2007, a Bellman pretende investir 3% de seu faturamento anual em pesquisa, desenvolvimento de produtos e atendimento técnico de seus clientes.

Fonte: Bellman Nutrição Animal

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress