A cotação do boi gordo registrou alta de 1,15% nesta quinta-feira (26/9) em Barretos e Araçatuba, duas principais praças agropecuárias de São Paulo. A arroba com pagamento a prazo foi negociada a R$ 265, segundo o levantamento feito pela Scot Consultoria.
Desde o início do mês, a arroba acumula valorização de 11,3%, refletindo uma demanda firme pela carne bovina em um período de entressafra do setor. Com o tempo seco e menor disponibilidade de pastagens, a oferta nesse período tende a ficar restrita a animais de confinamento, com menor volume no país.
O viés de alta é alimentado também pelo comportamento dos produtores, que têm buscado reter animais à espera de maiores altas no mercado. A situação tem sido destacada por pesquisadores do Cepea em São Paulo e também da Emater no Rio Grande do Sul e do Departamento de Economia Rural do Paraná (Deral).
Segundo analistas, essa retenção tem se concentrado em fêmeas, o que dá sinais de uma possível virada de ciclo no próximo ano. A perspectiva, segundo o último relatório do Rabobank, é de que o mercado pecuário se mantenha em alta pelo menos até o final deste ano.
Fonte: Globo Rural.