Cento e setenta e cinco bovinos da raça Guzerá, incluindo bezerros, do plantel norte-rio-grandense foram embarcados nessa segunda-feira (5), no Aeroporto Internacional Governador Aluizio Alves, em São Gonçalo do Amarante, no Rio Grande do Norte. Esses são os primeiros animais vivos a serem exportados para o Senegal, após o estado receber em 2013 o status de “área livre da febre aftosa, com vacinação” e o reconhecimento internacional em 2013, fato pioneiro na pecuária da região Nordeste.
Nas semanas anteriores, os animais foram acompanhados de perto pelos fiscais federais do Serviço de Saúde, Inspeção e Fiscalização Animal (SIFISA) e por técnicos do Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do RN (Idiarn), órgão estadual de defesa agropecuária, garantindo o cumprimento das normas zoosanitárias legais.
Para os representantes senegalenses, a escolha da raça levou em consideração o fato do gado Guzerá ter se adaptado muito bem ao clima do semiárido nordestino, semelhante às condições que encontrarão em terras africanas. Nessas condições, o governo do Senegal apostou no projeto e tem perspectivas de expandir a experiência para outros países da região, segundo o diretor Omar Thiam.
Fonte: Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.