Mercado Físico da Vaca – 30/06/10
30 de junho de 2010
Mercados Futuros – 01/07/10
2 de julho de 2010

BRA: frigoríficos contribuem com crescimento industrial

A indústria alimentícia - principalmente a de abate de carnes e a de produção de bebidas alcoólicas - tem crescido desde 2008, quando a crise financeira internacional se agravou e, com isso, vem disputando espaço com a indústria de extração de petróleo e produção de seus derivados, de biocombustíveis e de minério de ferro, além da fabricação de automóveis. Essas últimas, o carro-chefe da indústria brasileira.

A indústria alimentícia – principalmente a de abate de carnes e a de produção de bebidas alcoólicas – tem crescido desde 2008, quando a crise financeira internacional se agravou e, com isso, vem disputando espaço com a indústria de extração de petróleo e produção de seus derivados, de biocombustíveis e de minério de ferro, além da fabricação de automóveis. Essas últimas, o carro-chefe da indústria brasileira.

O crescimento da indústria alimentícia, registrado especialmente na Região Centro-Oeste, foi constatado pela Pesquisa Industrial Anual – Empresa 2008, divulgado ontem (30), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De acordo com o estudo, a diversificação do parque industrial brasileiro é reflexo do cenário econômico do país.

O aquecimento do mercado interno, com a abertura de linhas de crédito tanto para pessoas físicas como jurídicas favoreceu a instalação de novas empresas industriais com valor agregado e, na comparação com 2007, vale destacar que, em 2008, todas as indústrias do país, juntas, contribuíram para o aumento de 20,3% do valor de transformação industrial.

A coordenadora de indústria do IBGE, Maristella Rodriguez, lembrou, no entanto, que os resultados da pesquisa não trazem os reflexos da crise internacional daquele ano. Ela explicou que os primeiros nove meses de 2008 foram muito positivos para o setor, que ainda teve a seu favor a valorização dos preços das commodities do petróleo e do minério de ferro. Porém, no último trimestre daquele ano, já tivemos uma queda brusca na produção industrial, impulsionada pela interrupção de linhas de crédito e dificuldades de financiamento que os empresários começaram a ter em função da crise financeira internacional-explicou.

A reportagem é da Agência Brasil, resumida e adaptada pela Equipe AgriPoint.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress