Febre aftosa reforça importância da rastreabilidade
6 de fevereiro de 2006
O Brasil no mundo plano
8 de fevereiro de 2006

Brasil Certificação: Novo SISBOV facilita negociações com importadores

As novas mudanças anunciadas para reestruturação do Sistema Brasileiro de Identificação de Origem Bovina e Bubalina (SISBOV) são positivas, afirma Vantuil Carneiro Sobrinho, diretor-operacional da Brasil Certificação.

Segundo o especialista, com o novo SISBOV o Brasil poderá melhorar suas relações com os mais exigentes importadores de carne bovina. “Essas medidas representam um grande avanço no conceito de alimento seguro e certamente propiciarão melhores formas de controle e gestão de propriedade pelo pecuarista. O novo sistema, perfeitamente auditável, permitirá ainda que as negociações brasileiras se tornem bem mais fáceis perante os importadores”, diz Sobrinho.

O diretor-operacional da Brasil Certificação informa que a nova legislação do SISBOV prevê o registro de propriedade “aprovada”, com controle mais rigoroso sobre a rastreabilidade e o trânsito de bovinos e bubalinos; a criação de um banco de dados nacional alimentado pelas Secretarias de Agricultura estaduais e o rastreamento de 100% do rebanho das propriedades aprovadas. “O País exercerá maior controle sanitário, posto que os criadores cadastrados no SISBOV não poderão mais rastrear parcialmente seus animais, mas sim a totalidade do rebanho”, completa.

Os produtores terão até 2007 para se adequarem às mudanças do SISBOV, quando terão de apresentar o plano do manejo produtivo, reprodutivo e alimentar do rebanho, encaminhando o processo a uma certificadora reconhecida que fará auditoria do processo e o encaminhará para registro no Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento. A reformulação do SISBOV foi acompanhada de perto pela missão européia, que veio ao Brasil visitar propriedades e frigoríficos e se mostrou satisfeita com a ação brasileira em relação ao controle dos focos de febre aftosa nos Estados do Mato Grosso do Sul e Paraná.

“As alterações no sistema de rastreabilidade visam atender às exigências não apenas da União Européia – que absorve cerca de 37% das exportações de carne in natura e industrializada do Brasil – mas também garantir maior presença do País em outros mercados internacionais de carne bovina”, completa o dirigente da Brasil Certificação.

Mais informações pelo site www.brasilcertificacao.com.br, pelo telefone (11) 3061-1366 ou pelo formulário abaixo.

Fonte: Brasil Certificação

Os comentários estão encerrados.