China e Brasil fecharam uma parceria inédita na terça-feira (14) passada: produtores brasileiros de carne bovina exportarão diretamente para o mercado chinês. Até a assinatura do acordo, as exportações tinham que passar obrigatoriamente por Hong Kong.
A negociação foi acertada pelo recém-criado consórcio Brasil-China de Carnes. O grupo reúne 14 dos principais frigoríficos brasileiros e a empresa China Animal Husbandary Group, distribuidora que detém 40% de participação no mercado chinês.
O acordo entre os dois países vinha sendo preparado desde agosto do ano passado, quando uma missão chefiada pelo ministro chinês de controle sanitário, Li Chanjiang, se reuniu com o então ministro da Agricultura, Pratini de Moraes, e representantes de frigoríficos brasileiros.
O valor do primeiro embarque, que deve ocorrer ainda na primeira quinzena de fevereiro, está estimado em aproximadamente US$ 1 milhão, mas a expectativa é que a cifra obtida com as exportações do produto para o país oriental chegue a US$ 100 milhões até o fim de 2003.
Segundo o presidente da Câmara de Comércio e Indústria Brasil-China, Charles Andrew Tang, a abertura do mercado chinês para carne bovina e suína pode vir a render cerca de US$ 300 milhões por ano para o Brasil ou mais. “A população chinesa não tinha o hábito de consumir carne bovina porque era um produto considerado muito caro. Hoje, como a China está cada vez mais rica, o consumo de carne tem crescido mais rápido do que as estatísticas conseguem registrar”, disse Tang.
Para acompanhar o ritmo de crescimento desse mercado, a Câmara Brasil-China, idealizadora do consórcio, vai oferecer seus escritórios de representação na China para promover a carne brasileira. O intercâmbio de delegações dos dois países e um road show pelas principais cidades chinesas estão entre as ações para divulgar a carne “made in Brazil”.
Fonte: Folha de S.Paulo (por Cíntia Cardoso), adaptado por Equipe BeefPoint