Cresce a participação da agropecuária no PIB brasileiro
1 de abril de 2004
O inimigo
5 de abril de 2004

Brasil deve liderar exportações de carne em 2004, diz USDA

O Brasil deverá liderar o ranking dos maiores exportadores mundiais de carne bovina em 2004, depois que a doença da vaca louca reduziu bastante os embarques dos EUA e do Canadá, informou o USDA (Departamento de Agricultura dos Estados Unidos) nesta quinta-feira.

O Brasil, segundo o USDA, deverá embarcar 1,35 milhão de toneladas de carne bovina em 2004, ultrapassando a Austrália, para assumir a liderança na exportação mundial. No ano passado, o Brasil exportou 1,18 milhão de toneladas.

“O Brasil deu passos largos na direção de elevar sua produção, que deve crescer 4% em 2004”, atesta o USDA em seu relatório mensal sobre os mercados de carne bovina e de frango.

A descoberta do mal da vaca louca em território norte-americano, em dezembro, fez 60 países suspenderam compras do país, estimadas em US$ 3,8 bilhões por ano.

Se os mercados continuarem fechados para a carne dos Estados Unidos neste ano, o USDA estima que a participação do país no mercado internacional do produto cairá de 18 para 3%.

Os exportadores brasileiros dobraram o número de países para os quais vendem e devem ocupar mercados como os de Hong Kong, antes servidos pelos EUA, disse o órgão.

Já o Japão e a Coréia do Sul, também tradicionais compradores dos EUA, devem adotar a Austrália como fornecedor.

O governo norte-americano anunciou recentemente que superou o problema com vaca louca e pediu a reabertura dos mercados, o que ainda não aconteceu.

Fonte: Reuters (Randy Fabi), adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.