O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, espera que o Brasil receba no ano que vem o status de país livre de febre aftosa sem vacinação, uma chancela que é dada pela Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA). Segundo ele, isto será possível após uma auditoria da OMSA marcada para vir ao Brasil no próximo mês.
“Isso significa mais oportunidades para abertura de mercados. Vamos abrir o mercado japonês, coreano, para bovinos e suínos”, afirmou o ministro durante o Salão Internacional de Proteína Animal (Siavs).
Fontes ouvidas pela Globo Rural disseram que Fávaro teria uma agenda marcada com técnicos e parlamentares japoneses nesta semana, após uma visita das autoridades do país asiático a uma unidade da JBS em Mozarlândia (GO). De acordo com pessoas a par do assunto, a delegação teria sido organizada pela embaixada do Japão e pode representar avanço na assinatura de um protocolo sanitário entre os dois países.
O Japão é um dos países mais exigentes para importação de carnes e, normalmente, aceita a proteína bovina vinda de exportadores livres de febre aftosa sem vacinação. O governo brasileiro já confirmou esse status em maio, mas precisa da chancela da OMSA.
Fonte: Globo Rural.