Nutrição e imunidade em bovinos – parte 1
8 de julho de 2004
Happy Boi
12 de julho de 2004

Cai produção de carne bovina nos países desenvolvidos

A produção mundial de carnes em 2004 está estimada em 61,9 milhões de toneladas, volume 200 mil toneladas superior ao do ano anterior, de acordo com um informe elaborado pela Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (Food and Agriculture Organization – FAO).

A tendência da produção é diferente nos países desenvolvidos com relação aos países em desenvolvimento. Nos primeiros se espera um decréscimo na produção de 2%, devido fundamentalmente à redução do rebanho na Oceania, à encefalopatia espongiforme bovina (EEB) nos EUA e no Canadá e ao escasso apoio do governo (subsídios) ao setor na União Européia (UE). Ao contrário, nos países em desenvolvimento, a previsão é de um aumento de 3%, com fortes aumentos na China, na Índia, na Coréia e no México.

Com relação ao consumo, este deverá diminuir em 1%, tanto nas regiões desenvolvidas como nas em desenvolvimento, ficando em 22,7 e 7,4 quilos por habitante, respectivamente.

A alta dos preços, assim como as restrições comerciais impostas ao Canadá e aos EUA, devido à EEB, irão provocar um decréscimo de 8% no comércio mundial de carne bovina. Estima-se que as exportações dos EUA possam chegar a se reduzir em 82%. Esta situação favorecerá as exportações de países da América do Sul, como Brasil, onde está previsto que as exportações aumentem 22%.

No entanto, não se acredita que estas exportações possam cobrir a demanda dos países tradicionalmente importadores, como Japão, México e Coréia cujas compras no exterior cairão de 30% a 40%.

No caso da UE, 2004 será o quinto ano consecutivo em que ocorrem diminuições nas exportações, registrando seu segundo ano como importador líquido de carne bovina. A Índia deve ter um aumento de suas exportações de carne.

Fonte: Agrodigital, adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.