O impulso da Austrália para redefinir sua produção agrícola sob o nome unificado – “True Aussie”, que significa que os produtos são limpos, verdes e seguros – está ajudando os exportadores de carne do país.
Somente no Japão, 50% das embalagens de carne bovina vendidas no varejo possuem esse logotipo. Em março desse ano, o logo “True Aussie” foi lançado na Coreia do Sul a nível de varejo, com 85% dos principais supermercados das áreas metropolitanas, como Seoul, agora promovendo a carne bovina “True Aussie”.
Além disso, o logo pode ser encontrado em embalagens de carne no varejo e menus de foodservice globalmente e está sendo usado pela indústria de carnes vermelhas em atividades de marcas diretas aos consumidores em Indonésia, Malásia, Filipinas e muitos mercados do Oriente Médio, China e Estados Unidos.
Baseado nesse sucesso, em 15 de abril a Federação Nacional de Produtores Rurais da Austrália e o MLA decidiram estender o logo para todos os produtos agrícola e pecuários do país. O diretor executivo da Associação de Confinadores australianos, Dougal Gordon, disse que a indústria decidirá nos próximos 12 meses os padrões com os quais os segmentos da indústria precisarão cumprir para ter o logo.
Com os consumidores, particularmente nos países desenvolvidos, cada vez mais interessados em como o alimento é produzido, um logotipo unificado ajudará.
O “True Aussie” foi lançado para a indústria de carnes há um ano, mas, apesar de todos os exportadores de carnes vermelhas poderem usar esse logo, muitos ainda não começaram. A indústria precisa passar por padrões rigorosos e sistema de credenciamento antes de poder ter a marca ‘True Aussie’, incluindo cumprimento do Sistema Nacional de Identificação Pecuária (NLIS) e programa de Garantia de Produção Pecuária (LPA).
A questão do “True Aussie”, entretanto, disse Gordon, não são os números, mas ter uma mensagem mais consistente sobre a produção australiana, como produtos “limpos, verdes e livres de doenças”.
Fonte: www.globalmeatnews.com, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.