Leilão vende bezerras de elite em Campo Grande
19 de julho de 2004
AJJ oferta elite de seu plantel em Guará
20 de julho de 2004

Canadá aumenta restrições em ração para prevenir EEB

O governo canadense anunciou que proibirá o uso de partes de alto risco em rações animais, incluindo as destinadas a animais de estimação, como mais um passo para prevenir contra a encefalopatia espongiforme bovina (EEB), conhecida como doença da “vaca louca”.

A Agência Canadense de Inspeção de Alimentos (Canadian Food Inspection Agency – CFIA) não disse quando a restrição entrará em efeito. As ações canadenses se referem aos materiais de risco especificado (specified risk materials – SRM) – tecidos que, em animais infectados, abrigam os prions anormais que causam a EEB. Os SRMs incluem esqueleto, cérebro, medula espinhal, olhos, amídalas, coluna vertebral, intestino delgado e certos grupos de nervos. Tanto o Canadá como os EUA exigem a remoção dos SRMs das carcaças destinadas ao consumo humano.

O objetivo da proibição dos SRMs de todos os alimentos animais é reduzir os riscos de contaminação cruzada na fabricação de ração e na administração da ração aos animais.

A CFIA disse que introduziria uma “proposta de regulamentação para exigir a remoção e re-direcionamento dos SRMs e de animais mortos e deprimidos de todos os alimentos animais, incluindo os de animais de estimação”. A Agência disse que estava analisando “várias opções” para a barreira, consultando vários acionistas e outros governos, incluindo os EUA.

Fonte: Center for Infectious Disease Research & Policy, adaptado por Equipe BeefPoint

Comments are closed.