Análise Semanal – 11/05/2005
11 de maio de 2005
EUA temem agroterrorismo; aftosa é maior ameaça
13 de maio de 2005

Canadá: preço da carne no varejo se mantém estável

A demanda dos consumidores canadenses por carne bovina tem mantido os preços estáveis, apesar de os preços dos bovinos terem caído desde a descoberta do primeiro caso de Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB), ou doença da ‘vaca louca’, no Canadá em maio de 2003, de acordo com o Competition Bureau. Os Estados Unidos e outros 33 outros países proibiram todas as importações de bovinos canadenses e de carne bovina. Entretanto, em setembro de 2003, os EUA retomaram as importações de carne bovina sem osso do Canadá de animais de menos de 30 meses de idade.

O Competition Bureau deu início à sua investigação em fevereiro de 2004 para determinar se houve acordos entre processadores de carne bovina para reduzir os preços pagos aos produtores de bovinos ou entre os varejistas para aumentar ou manter os preços no varejo do produto. O Bureau também examinou se os padrões de determinação de preços foram resultados de uma ou mais firmas dominantes engajadas em práticas de atos anti-competitivos que restringiram a competição.

“Nós não encontramos evidências de conflito ou abuso de dominância entre os frigoríficos ou varejistas. O Bureau continuará avaliando as queixas de supostas atividades anti-competitivas nestas indústrias, especialmente dentro do contexto de a fronteira dos EUA estar fechada para os bovinos canadenses”, disse o vice-comissário de competição, Richard Taylor.

O Bureau descobriu que os preços da carne bovina são fixados em uma base da América do Norte devido à reabertura do mercado dos EUA à carne bovina sem osso de animais de menos de 30 meses de idade. O Bureau também determinou que os preços dos bovinos canadenses caíram porque os produtores estão limitados a vender seus animais aos abatedouros do Canadá, resultando em uma massiva sobre-oferta de bovinos que excede de longe a capacidade de abates do país.

A entidade concluiu que os menores preços dos bovinos não necessariamente levam a menores preços da carne bovina no varejo; e o preço ao consumidor final inclui uma série de custos fixos, como transporte e mão-de-obra, além do preço do bovino.

Fonte: MeatNews.com, adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.