A Agência de Identificação de Bovinos do Canadá (CCIA) está pensando em substituir o atual sistema de identificação de bovinos, que utiliza código de barras, por um sistema que utilize freqüência de rádio.
O coordenador do projeto da agência, Paul Gumprich, começou os testes na primavera de 2002. Ele disse que o atual sistema de código de barras não é útil para os produtores em termos de manejo do rebanho.
“Quantos deles têm um leitor de código de barras? Além disso, o código de barras é um tormento para os frigoríficos. Se há lama ou sangue no código de barras, este tem que ser limpo ou fica difícil ler o número. Estes identificadores com freqüência de rádio podem ser lidos de qualquer forma”.
Os brincos eletrônicos usam um sinal de freqüência de rádio através de um chip, colocado internamente ao brinco ou em um botão, que fornece um número de identificação. O problema inicial com os identificadores com freqüência de rádio é o preço: Cdn$ 6 a Cdn$ 8 (US$ 4,09 a US$ 5,45) por brinco. O preço agora está caindo para cerca de Cdn$ 2 (US$ 1,36).
Uma das barreiras à adaptação destes novos identificadores é a efetividade das unidades de leitura. Parte do estudo está trabalhando justamente no teste dos leitores das freqüências de rádio. Quando Gumprich começou o projeto, duas ou três empresas produziam estes identificadores. Agora, já são nove.
“Eles são todos similares, mas para ser aprovado pela CCIA, precisam estar de acordo com os padrões de retenção e leitura. Nós temos que testá-los”.
“A principal vantagem para nós é que (este sistema) é mais fácil de ler e rastrear animais a partir de vários pontos. A CCIA está ainda se adequando para a rastreabilidade animal. Isto facilita a leitura em caminhões, leilões e, principalmente, frigoríficos. Eles não têm que se preocupar em limpar o brinco”.
Na primavera passada, a agência tinha cerca de 15 mil brincos para distribuir, que foi destinado para cerca de 37 produtores em cinco províncias. Agora, são 63 mil brincos para produtores que queiram testá-los.
Fonte: The Western Producer (por Bill Strautman), adaptado por Equipe BeefPoint