Ricardo Burgi: pecuária intensiva e rentabilidade
19 de fevereiro de 2004
A epidemia da vaca louca (parte 2)
25 de fevereiro de 2004

Capim Mulato: primeiro híbrido de braquiária lançado no Brasil

A maioria das gramíneas forrageiras de interesse comercial é apomítica (modo de reprodução que impede o desenvolvimento de híbridos), o que torna a produção de híbridos um grande desafio para os melhoristas. A geração de materiais híbridos permite a combinação de características desejáveis de diferentes materiais e, consequentemente, a geração de cultivares mais produtivos e resistentes às condições de estresse. Por este motivo, várias instituições de pesquisa, como o CIAT e a Embrapa, têm se dedicado à esta linha de pesquisa.

O Capim Mulato é o primeiro híbrido de braquiária lançado no Brasil. Ele foi desenvolvido e testado pelo CIAT e é fruto do cruzamento entre Brachiaria ruziziensis e Brachiaria brizantha cv. Marandu. É uma planta estolonífera de porte mais baixo que o capim Braquiarão.

Este capim ainda não foi testado nas condições brasileiras, no entanto, estudos desenvolvidos em outros países da América Latina demonstraram que ele tem um bom potencial de produção. Avila et al (2004), em um experimento desenvolvido na estação experimental de Qulichao, observaram que a produção de leite foi maior nos pastos de capim Mulato (6,7 kg/vaca.dia) e de um novo híbrido de braquiária (7,1 kg/vaca.dia) em comparação com o capim Toledo (6,0 kg/vaca.dia).

Um outro trabalho foi desenvolvido em Isla Veracruz, México, por Enríquez (2002). Foi comparado o desempenho de novilhos em crescimento em pastagens de Decumbens e Mulato. Os animais que pastejaram o Mulato apresentaram ganho de peso maior que os da Decumbens (Tabela 1). A lotação da área de Decumbens foi maior que no Mulato devido, principalmente, ao ataque de cigarrinha nessa forrageira, isso provocou ganho de peso por área bem superior para o Mulato (Tabela 1).


O desenvolvimento do capim Mulato pelo CIAT representa um grande passo no melhoramento de gramíneas forrageiras. É importante ressaltar, no entanto, que este capim ainda não foi testado nas condições nacionais. A empresa responsável por seu lançamento está procurando estabelecer parcerias com instituições de pesquisa para gerar estas informações rapidamente. Até que estes resultados sejam divulgados, no entanto, é preciso ter um pouco de cautela no plantio desta nova opção. A Tabela 2 apresenta algumas características do Capim Mulato comparadas à Decumbens e à Brizantha.

3 Comments

  1. Dionisio Caproni disse:

    Plantei a braquiária mulato na Escola Agrotécnica Federal de Machado para que os produtores pudessem ver no (1ºEncontro de Pecuária nos Trópicos ) e foi muito bem aceito por eles.

    Já estão procurando sementes nas revendas da região. Quem quiser fazer uma visita ao campo de semente está a disposição de vocês.

    Qualquer duvida entre em contato comigo.

    Dionisio Caproni 035-32821498/99534384

  2. Marcelo Siqueira Marques disse:

    Olá gostaria de plantar o mulato 2, mas gostaria de saber qual a quantidade de cabeças que posso locar em uma área, ou seja, gostaria de estar colocando como teste 30 animais de desmanma com porte entre 7 a 8 arrobas, em sistema de piquete.

    Gostaria de saber qual a área suficiente para estes animais comerem durante uma semana ou durante o dia, ou seja, 5000 metros como poderi estar dividindo estes piquetes e qual seira a área ideal para manuseio e quantidades de piquetes.

    Resposta da autora:

    Prezado Marcelo,

    Desculpe-me a demora em respondê-lo. O número de animais que você poderá colocar no pasto está diretamente relacionado à fertilidade do solo e à
    adubação nitrogenada que será feita.

    Sugiro que você procure um agente da extensão rural de seu estado para auxiliá-lo no planejamento de sua
    propriedade.

    Atenciosamente,
    Patricia Santos

  3. jonas assuncao da costa disse:

    Essa cultivar é muito boa
    pode adquirir que é realmente tudo isso que a dow fala
    outra coisa, a dow agrosciencis é uma empresa seríssima
    pode comprar

plugins premium WordPress