Durante as duas primeiras semanas de dezembro/22 (primeiros 7 dias úteis) foram exportadas 47,78 mil toneladas de carne bovina in natura brasileira, com uma média de 6,83 mil toneladas/dia, 8,3% inferior à média diária registrada em novembro/22, informa nesta terça-feira (13/12) a Secretaria de Comércio Exterior (Secex).
Em relação à média de embarques diários de dezembro/21, porém, a média diária na parcial de dezembro/22 encontra-se 23,7% superior, informam as consultorias que acompanham o setor pecuário.
No entanto, a base de dezembro/21 não serve de referência histórica, pois o período foi marcado pelo embargo das vendas de carne bovina à China, devido aos casos atípicos de “vaca louca” registrados no Brasil.
Segundo os analistas da consultoria Agrifatto, caso o ritmo dos envios atuais ao mercado externo seja mantido durante todo o mês, pode ser registrado um novo recorde mensal para dezembro (o volume histórico foi registrado em dezembro/19, com 148,77 mil toneladas vendidas para o mercado internacional).
Nos primeiros 7 dias de dezembro/22, os preços médios da carne bovina ficaram próximos de US$ 5.032 por tonelada, registrando um avanço de 4,3% frente aos dados de dezembro de 2021, mas queda de 3,7% em relação aos valores de novembro/22.
Fonte: Portal DBO.