Em reunião na sem passada com o ministro da Agricultura, Blairo Maggi, o presidente da Cadeia Produtiva de Carne Bovina, Luiz Claudio Paranhos, pediu compromisso do governo federal com a abertura de novos mercados para exportação.
Paranhos pediu agilidade principalmente para a conclusão do processo de comercialização de carne bovina in natura com os Estados Unidos. Maggi viaja ao país no dia 28 e este assunto deve ser uma das prioridades da viagem.
Outra pauta discutida por Paranhos, em Brasília, foi a liberação da cota 481, que envolve cortes de alta qualidade para a União Europeia. O Ministério da Agricultura validou o protocolo de acesso à esta cota em junho, por meio de um documento elaborado pela Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carne (Abiec), Associação Nacional dos Confinadores (Assocon) e Confederação de Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA). A Cota 481 prevê a comercialização de carne oriundas de bovinos terminados em confinamento, com até 30 meses de idade, entre outros requisitos.
Um terceiro assunto tratado entre Maggi e o representante da cadeia bovina foi a erradicação da febre aftosa no País, considerada por Paranhos uma questão de segurança nacional e alta prioridade.
Fonte: Agência Estado, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.