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Carne bovina vs. bom colesterol

Resultados de estudos recentes que foram divulgados pelo JOURNAL OF THE AMERICAN COLLEGE OF NUTRITION, e publicados pela Revista Drovers, confirmam que é possível conciliar carne bovina (vermelha) e dieta saudável. A inclusão de carne vermelha magra na dieta teve um impacto positivo nos níveis de colesterol, assim como ajudou os indivíduos a seguirem uma dieta de longo prazo mais adequadamente. O estudo demonstrou que o consumo de carne vermelha magra (grupo I) ou carne branca magra (grupo II), por um longo período de tempo, são igualmente eficientes na redução de lipoproteínas de baixa densidade (LDL ou “mal” colesterol) e no aumento de lipoproteínas de alta densidade (HDL ou “bom” colesterol) naquelas pessoas com níveis elevados de colesterol.

Colesterol total e LDL diminuíram ao longo do período de duração do estudo. Em ambos os grupos, os níveis de HDL aumentaram ao longo do período do estudo. A combinação de diminuição do “mal” e aumento do “bom” colesterol pode levar a uma diminuição nos riscos de doenças cardíacas e coronarianas. Os resultados dessa pesquisa, que possui duas fases de 36 semanas de tratamento cada, confirmam os dados obtidos numa primeira fase e publicados no Archives of Internal Medicine de Junho de 1999, onde se conclui que uma dieta à base de 6 onças (aproximadamente 180 gramas) de carne vermelha magra, consumida em cinco ou mais dias por semana, pode influenciar os níveis de lipídios no sangue e dessa maneira diminuir o risco de doenças da coronária ou do coração.

Segundo profissionais da área da saúde, a carne vermelha pode ser facilmente incorporada na dieta, já que existe uma grande variedade de cortes com pouca gordura disponíveis no supermercado. Oito cortes da carne bovina se enquadram dentro das normas rígidas do Nutrition Labeling and Education Act de 1990. Sete dos cortes, eye round, top round, round tip, top sirloin, bottom round, top loin and tenderloin, apresentam 6,2 gramas em média de gordura total, e 2,3 gramas de ácidos graxos saturados em cada 3 onças (aproximadamente 90 gramas) de carne cozida.

Comentário BeefPoint: pouco a pouco os resultados de pesquisa vão desmistificando a tal carne vermelha e mostrando a importância dela numa dieta balanceada e saudável.

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Fonte: Revista Drovers, dezembro/2000, volume 128, número 12.

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