Catanduva leva dois prêmios no Angus
2 de setembro de 2004
Proteção
6 de setembro de 2004

Carne de búfalo da Índia aumenta participação no mercado

As importações de búfalos e carne de búfalo das Filipinas fortaleceram no ano fiscal de 2003/04, aumentando em 9%, para 99.335 toneladas, em grande parte devido ao aumento das importações oriundas da Índia.

A crescente presença dos búfalos indianos contribuiu com o declínio no volume e na participação da Austrália no mercado das Filipinas. Durante 2003/04, a participação da Austrália nas importações de carne bovina das Filipinas foi de 12%, o que denota um declínio de 5% com relação a 2002/03.

As participações da Nova Zelândia, dos EUA e do Canadá neste mercado se mantiveram estáveis em 6%, 2% e 1%, respectivamente, enquanto a participação do Brasil reduziu levemente de 25% em 2002/03 para 22% em 2003/04. A Índia, por sua vez, registrou um aumento de 7% na participação deste mercado durante 2003/04, para 57%.

Os preços competitivos dos búfalos indianos, comparado com os dos demais fornecedores no mercado das Filipinas, foi o principal fator dessas mudanças nas participações de mercado dos países.

Arábia Saudita

De acordo com um relatório divulgado pela Bernama Economic News, a Arábia Saudita pode se tornar o segundo maior mercado da carne de búfalo da Índia, depois da Malásia, após a remoção de uma barreira de importação ocorrida em março desse ano.

As exportações da Índia para a Arábia Saudita foram proibidas em 1982, após a detecção do vírus da Peste Bovina em um carregamento de animais vivos. A Índia se declarou livre da doença em 1998 e a Organização Internacional de Epizootias (OIE) confirmou essa declaração.

O pico de compras de búfalos indianos deverá ocorrer no período do Ramadã deste ano (outubro a novembro), juntamente com o período de Hajj (peregrinação) no final de janeiro. A expectativa é que as vendas anuais para a Arábia Saudita fiquem entre 35 mil e 45 mil toneladas.

Fonte: Meat and Livestock Australia (MLA), adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress