Os abates do projeto Carne Certificada Pampa, convênio entre a Associação Brasileira dos Criadores de Hereford e Braford (ABCHB) e o Frigorífico Mercosul, de Bagé, completaram um ano em janeiro. No período, foram abatidos 31.862 bovinos jovens das raças Hereford, Braford e suas cruzas. O total representa, em média, 654 toneladas ao mês, vendidas a supermercados do Rio Grande do Sul.
As exportações e a ampliação do número de pecuaristas que participam do projeto estão entre as principais metas para 2002, conforme a presidente da ABCHB, Greice Martins. Atualmente, 52 criadores produzem animais que se enquadram nas exigências. Eles devem ter no máximo 24 meses e espessura de gordura entre o mínimo de três milímetros e o máximo de dez milímetros.
Ela salienta que a carne, além de macia e saborosa, é rica em B-Caroteno e vitamina E, substâncias anticancerígenas e antioxidantes. O produto, acondicionado em embalagens à vácuo, já despertou o interesse de países como a França. “Os organizadores do Salão Internacional de Alimentação, que irá ocorrer naquele País, pediram informações sobre o projeto”, conta Greice.
Fonte: Correio do Povo/RS, adaptado por Equipe BeefPoint