Atacado – 20/12/10
20 de dezembro de 2010
Mercados Futuros – 21/12/10
22 de dezembro de 2010

Carrefour disponibiliza informações de rastreabilidade aos consumidores

O Grupo Carrefour apresenta mais uma iniciativa pioneira no que se refere à sustentabilidade no varejo brasileiro. A partir de 17 de dezembro por meio do site www.garantiadeorigem.com.br o consumidor que adquirir produtos Garantia de Origem com o Selo de Rastreabilidade poderá acompanhar todo o processo de produção do alimento. A Associação Novilho Precoce MS é parceira do Grupo e vem acompanhando há 10 anos as inovações da rede varejista, desde a inovação com o selo Garantia de Origem (G.O), integrando os produtos Selection, e hoje com a rastreabilidade nas gôndolas a disposição do consumidor.

O Grupo Carrefour apresenta mais uma iniciativa pioneira no que se refere à sustentabilidade no varejo brasileiro. A partir de 17 de dezembro por meio do site www.garantiadeorigem.com.br o consumidor que adquirir produtos Garantia de Origem com o Selo de Rastreabilidade poderá acompanhar todo o processo de produção do alimento. A Associação Novilho Precoce MS é parceira do Grupo e vem acompanhando há 10 anos as inovações da rede varejista, desde a inovação com o selo Garantia de Origem (G.O), integrando os produtos Selection, e hoje com a rastreabilidade nas gôndolas a disposição do consumidor.

“A rastreabilidade do Garantia de Origem vem consolidar um trabalho que já desenvolvemos há longos anos em nossas propriedades. Dispor para o consumidor a origem do produto que ele vai levar para casa é a garantia da procedência de todo trabalho realizado. É a certeza que ele está consumindo um produto que obedece os mais rigorosos padrões de qualidade e sustentabilidade ao longo da cadeia produtiva”, enfatiza o Presidente da Novilho Precoce MS, Alexandre Scaff Raffi, que esteve em São Paulo acompanhando o lançamento da nova ferramenta. Atualmente a Associação é fornecedora de toda linha Selection – Novilho Precoce MS.

Os benefícios serão muitos e atingirão toda a cadeia de produção. Isso porque todas essas fases de elaboração do produto, que hoje já são auditadas por empresas externas parceiras do programa Garantia de Origem e certificam a qualidade e segurança dos alimentos, estarão disponíveis para consulta. O selo permitirá, por meio de senha impressa na etiqueta destes produtos, visualizar uma série de dados: do processo de criação e alimentação até o dia de abate do animal, veterinário responsável, fazenda em que foi criado e identificação do frigorífico. “Ao disponibilizar aos clientes informações detalhadas sobre a origem de um produto, o Carrefour reafirma seu compromisso de promover o consumo consciente de alimentos no País”, explica Paulo Pianez, Diretor de Sustentabilidade do Grupo Carrefour.

Em princípio, o Selo Rastreabilidade estará em produtos como carne bovina e também camarão e frango caipira, comercializados em unidades da rede de todo o País. Produtos suínos com o selo serão vendidos, inicialmente, em São Paulo, Minas Gerais e Rio de Janeiro, com previsão de ampliação para todo o País, a partir do primeiro semestre de 2011. Até meados de 2011 o portfólio de produtos com Selo Rastreabilidade será ampliado. A expectativa da empresa é que 23 fornecedores de produtos Garantia de Origem, que fornecem 149 itens diferentes, estejam adaptados com a nova tecnologia até o primeiro semestre de 2011.

Segundo o Gerente Nacional do Programa Garantia de Origem do Carrefour, Gerard Antonius Eysink, outro grande diferencial do produto é o preço. “O consumidor não irá pagar mais para ter um produto com Selo de Rastreabilidade, pois os atributos de sustentabilidade e qualidade destes produtos sempre estiveram integrados à linha”, afirma o executivo. As condições especiais foram viabilizadas pelo entrosamento entre pecuaristas, frigoríficos e a rede – parceria mantida há mais de 10 anos entre os três principais pilares dessa cadeia produtiva.

Para garantir os critérios estabelecidos para o Selo Rastreabilidade, o programa Garantia de Origem conta com a tecnologia desenvolvida pela Safe Trace, especializada na rastreabilidade da cadeia produtiva. A tecnologia pioneira desenvolvida pela Safe Trace coloca o Brasil no mesmo nível que os países mais desenvolvidos na gestão da cadeia dos alimentos. Utilizando o que há de mais moderno e avançado em termos tecnológicos, os serviços permitem o acompanhamento rigoroso até que os alimentos cheguem ao consumidor final.

“A Safe Trace soma ao programa Garantia de Origem a independência, transparência e tecnologia de seus processos de rastreabilidade. Assim, cumpre seu papel de levar ao consumidor a capacidade de escolher a origem e os diferenciais dos alimentos que deseja comprar, além de beneficiar os produtores e as indústrias com ganhos de eficiência e produtividade”, declara o diretor de Negócios da Safe Trace, Vasco Varanda Picchi.

As informações são do Carrefour e da Novilho Precoce MS, resumidas e adaptadas pela Equipe BeefPoint.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress