É certo que em fazenda de pecuária não se pode gastar muito com estrutura. Sabemos que a atividade, com o perdão do trocadilho, não tem muito mais gordura para queimar. Mas também não podemos exagerar, porque em muitos casos o barato sai caro. É o que temos visto em relação à cerca elétrica. Existem propriedades em que a cerca elétrica realmente não cerca nada e em muitos casos, salvo erros mais grosseiros de instalação, o mal funcionamento se deve à utilização de material inadequado ou de baixa qualidade.
Você já está economizando um bom dinheiro nas lascas e na mão de obra, pois em alguns casos, já estamos utilizando lascas a cada 25 ou 30m, por isso, utilize um sistema bem dimensionado com bons isoladores e aterramento adequado mesmo que seja um pouco mais caro. Se ainda houver pasto para os animais comerem, seguramente eles ficarão no piquete correto durante o tempo recomendado e você não terá dores de cabeça.
A cerca elétrica, que tanto barateia os custos de divisão, é hoje ferramenta de fundamental importância na intensificação da pecuária. Faça e mantenha suas cercas elétricas com capricho que esse cuidado certamente vale a pena.
ViaVerde Consultoria Agropecuária
em Sistemas Tropicais
Rua Manoel Achê 814/12
14020-590 Ribeirão Preto – SP
Tel: (16) 39111377
Fax:(16) 6235319
E-mail: viaverde@viaverde.agr.br
0 Comments
Sou estudante de Zootecnia da U. C. G. – GO. Ao meu ver cerca elétrica não funciona muitas vezes devido ao fato de que, na maioria das regiões interioranas de alguns estados, como GO, TO, PA, não existam técnicos o suficiente e nem produtores dispostos a pagar um, para que se implante a tecnologia de forma adequada dentro da propriedade. O que eles fazem é ir a um grande centro comprar o equipamento e então o “Zé” amigo eletricista da região monta isso para nós e tudo bem.