Cultivo associado de arroz e pastagens
25 de fevereiro de 2005
Missão brasileira embarca para Rússia
1 de março de 2005

China aprova mais 19 plantas da Austrália para exportação

As exportações de carnes vermelhas da Austrália – incluindo bovina, caprina e ovina – para a China deverão aumentar após a aprovação pelo governo chinês de mais 19 plantas processadoras de carne australianas para exportação. Isso leva o número total de plantas aprovadas até agora para 35.

“Essa é uma grande notícia para os exportadores australianos. A China é um mercado significante para nossas exportações agrícolas e importou cerca de A$ 50 milhões (US$ 39,48 milhões) de carnes de alta qualidade da Austrália em 2004”, disse o ministro do Comércio da Austrália, Mark Vaile.

O ministro da Agricultura, Pesca e Silvicultura da Austrália, Warren Truss, disse que a aprovação da China significa que o Serviço Australiano de Quarentena e Inspeção (AQIS) pode agora recomendar o registro das plantas processadoras de carne que estão de acordo com os requerimentos específicos da China.

“As autoridades de quarentena e inspeção dos dois países estão trabalhando juntas para finalizar o registro de plantas processadoras da Austrália que querem exportar para a China. O AQIS está avaliando uma série de outras plantas e enviará recomendações à China para aprovação em um futuro próximo”, disse Truss.

A China emitirá permissões de importações de carnes sob quatro categorias existentes de isenção até o final de junho, sendo que depois disso, os produtos só podem ser fornecidos pelas plantas aprovadas pela China.

As atuais categorias de isenção são:

– Produtos cozidos e processados antes de entrarem no mercado varejista;
– Produtos processados na China para re-exportação;
– Produtos destinados a hotéis de luxo; e
– Produtos destinados a uso pessoal de diplomatas.

“Diante do prazo final para as isenções, o AQIS está trabalhando com uma série de outros grupos da indústria de carnes para garantir que eles possam suprir este importante mercado a partir de julho”, disse Truss.

Vaile disse que a China é o terceiro maior parceiro comercial da Austrália e o segundo maior mercado de exportação de mercadorias. O comércio bilateral de bens foi de mais de A$ 25 bilhões (US$ 19,74 bilhões) em 2003-2004.

Fonte: MeatNews.com, adaptado por Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.