A atividade comercial de 2012 posicionou a China como o sexto maior mercado de exportação de carne bovina da Austrália no ano – mais que a Indonésia e a Rússia e não tão longe de Taiwan.
Embora o comércio com a China durante dezembro tenha aumentado muito tarde para aproveitar o pico da demanda do ano novo chinês, não houve desaceleração, com os envios mensais alcançando 7.680 toneladas – pouco menos que o volume recorde de novembro.
O que parece ter direcionado esse aumento nas vendas para a China foi a redução nas ofertas locais e a forte demanda. A escassa oferta de carne bovina produzida domesticamente desencadeou um aumento nos preços da carne no varejo.
Os preços da carne bovina sem osso na China ficaram em média em A$ 7,60 (US$ 7,96) por quilo em outubro, um aumento de 25% com relação ao ano anterior e 17% maior do que no começo do ano, de acordo com dados do Ministério da Agricultura da China.
Outro fator parece ter sido uma campanha pelas autoridades para conter o chamado “comércio cinza”, onde as importações ilícitas de carne bovina entraram no país através de vizinhos como Vietnã, sem pagar impostos e tarifas.