Mercado Físico da Vaca – 16/08/10
16 de agosto de 2010
Tendências e Perspectivas para a Cadeia da Carne Bovina Brasileira (slides e artigo)
18 de agosto de 2010

China registra importação recorde em 2009-10

As importações de carne bovina da China aumentaram em 152% com relação ao ano anterior no mês de junho, ajudando a aumentar o total das importações no ano fiscal de 2009-10 em 136%, para um recorde de 17.776 toneladas.

As importações de carne bovina da China aumentaram em 152% com relação ao ano anterior no mês de junho, ajudando a aumentar o total das importações no ano fiscal de 2009-10 em 136%, para um recorde de 17.776 toneladas.

Apoiado pela forte demanda, menor produção doméstica e altos preços locais da carne bovina, o aumento nas importações ocorreu devido ao crescimento de 150% nas compras de carne bovina congelada, compensando a queda de 33% nos volumes de carne resfriada importados.

As importações de carne bovina da Austrália pela China no ano fiscal aumentaram em 38%, para 5.566 toneladas, representando 31% do total importado. A Austrália dominou o mercado de carne resfriada, com 94% do mercado.

Apesar da dominância da Austrália no mercado de carne resfriada em 2009-10, o Uruguai foi o maior fornecedor de carne bovina no período, com 7.801 toneladas. O aumento nos envios uruguaios em 2009-10 foi ajudado pelos menores preços da carne bovina.

As importações chinesas de carne da Nova Zelândia e do Brasil no período aumentaram em 120% e em 186%, respectivamente, com relação ao ano anterior, para 3.137 toneladas e 1.272 toneladas.

A reportagem é do Meat and Livestock Australia (MLA), traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

0 Comments

  1. José Ricardo Skowronek Rezende disse:

    A China é um continente com massa crítica que pode mudar os paradigmas de preço da carne bovina no mundo.

    Atualmente o tamanho do comércio exterior de carne bovina é relativamente pequeno em relação ao consumo mundial do produto. Muitos paises tem um volume de produção própria respeitável em relação ao seu mercado consumidor e só importam marginalmente.

    E mesmo o Brasil, que avançou muito na exportação de carne bovina na última década, assumindo a liderança deste mercado, ainda consome internamente 3/4 da sua produção.

    Mas se as mudanças economicas que estão elevando rapidamente a renda da população chinesa continuarem alterando hábitos alimentares e elevando o consumo de carne bovina per capita podemos ter um aumento de demanda que não terá como ser atendido internamente. Afinal há fortes restrições de terra fertil e de agua na China.

    E para se expandir a produção em outras partes do planeta os preços terão que subir.