Mercados Futuros – 31/01/08
31 de janeiro de 2008
Embaixador apela por carne brasileira na OMC
6 de fevereiro de 2008

CNA critica UE por não publicar lista de propriedades

O presidente do Fórum Nacional Permanente de Pecuária de Corte da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Antenor Nogueira, avaliou como um "embargo branco" a decisão da Comissão Européia de não publicar a lista de fazendas brasileiras autorizadas a exportar para aquele mercado. Dessa forma, o Brasil está impedido de exportar carne bovina in natura para os países da União Européia (UE) até que o serviço sanitário da Comissão Européia indique o grupo de fazendas que servirá de base para uma nova inspeção a ser realizada no final de fevereiro.

O presidente do Fórum Nacional Permanente de Pecuária de Corte da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Antenor Nogueira, avaliou como um “embargo branco” a decisão da Comissão Européia de não publicar a lista de fazendas brasileiras autorizadas a exportar para aquele mercado. Dessa forma, o Brasil está impedido de exportar carne bovina in natura para os países da União Européia (UE) até que o serviço sanitário da Comissão Européia indique o grupo de fazendas que servirá de base para uma nova inspeção a ser realizada no final de fevereiro.

“Essa posição é absurda. Tentar restringir o número de propriedades é uma forma de embargo à carne brasileira. Se considerarmos a média brasileira de 400 cabeças por propriedade, as 300 fazendas, propostas pela UE, não representam, por mês, nem um contêiner exportado para a UE”, destacou Nogueira.

A entidade pede ainda mais clareza e transparência nas regras da UE. “Queremos regras que tenham início, meio e fim e sinalizem o que o país tem de fazer”, completou.

Para ele, essa decisão não está embasada em questões sanitárias, como o próprio relatório da UE afirma, mas em critérios comerciais. “O preço pago ao produtor somado aos subsídios não cobrem os custos de produção na Europa. Quem vai pagar por essa restrição ao produto brasileiro é o consumidor europeu”, explicou o presidente.

As informações são da Agência CNA.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress