Mercado Físico da Vaca – 05/02/10
5 de fevereiro de 2010
Atacado – 08/02/10
9 de fevereiro de 2010

Código Florestal: Aldo Rebelo ataca posição de Minc

Dois dias depois de dizer que o Ministério Público age como "braço jurídico" das ONGs ambientalistas, o deputado federal Aldo Rebelo (PCdoB-SP) alvejou o Ministério do Meio Ambiente, chamando-o de "meio governo" e "organização paraestatal". As críticas vêm a propósito das posições dos dois órgãos sobre o Código Florestal.

Dois dias depois de dizer que o Ministério Público age como “braço jurídico” das ONGs ambientalistas, o deputado federal Aldo Rebelo (PCdoB-SP) alvejou o Ministério do Meio Ambiente, chamando-o de “meio governo” e “organização paraestatal”. As críticas vêm a propósito das posições dos dois órgãos sobre o Código Florestal, a lei de proteção às matas.

Rebelo é relator da comissão da Câmara que analisa as propostas de mudança na lei, que data de 1965, mas foi alterada por Medida Provisória em 2001. A MP é fonte de atrito entre ruralistas e ambientalistas, pois alterou a chamada reserva legal: aumentou de 50% para 80% a área de uma propriedade rural que deve ser mantida como floresta na Amazônia, e de 20% para 35% no cerrado.

Ruralistas que tentam derrubar esse limite no Congresso têm esbarrado no ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc. Ontem, ele rebateu críticas de Rebelo e o chamou de “pararruralista”. A novela pode acabar em abril, quando deve ser votado o parecer de Rebelo sobre propostas de leis para alterar o código. Uma delas, atacada por ONGs, propõe que cada Estado determine a própria reserva legal.

As informações são da Folha de S. Paulo, resumidas e adaptadas pela Equipe AgriPoint.

0 Comments

  1. jose carlos targa disse:

    Parabens ao Deputado Aldo Rabelo, sua posição quanto a questão ambiental, é puramente sensata, tem que haver um meio termo. Os ambientalistas tem que se posicionarem a favor do desenvolvimento e ao mesmo tempo preservar o meio ambiente, não somente pensar em proteção. Como fica a produção da cadeia alimentar. Ninguem fica sem comer, e para isto precisa produzir, claro que com responsabilidade. O Ministro Carlos Minc está mais a serviço das Ongs, do que da nação.

  2. José Roberto Pires Weber disse:

    O Dep. Aldo Rebelo é um grande deputado! Sério, competente e estudioso das questões que interessam ao Brasil. Vê-se, portanto, que ao invés de valorizarmos partidos e ideologias, devemos salientar as qualidades pessoais dos agentes políticos, tão difíceis de achar na maioria absoluta dos políticos da atualidade do nosso país.

plugins premium WordPress