Revisão dos índices de produtividade gera polêmica
15 de janeiro de 2007
MT: rebanho bovino cai 2,56% em 2006
17 de janeiro de 2007

Colômbia suspende embargo às carnes do MS e PR

A Colômbia suspendeu as restrições comerciais às carnes bovinas, bubalinas, suínas, caprinas e ovinas provenientes dos estados de Mato Grosso do Sul e Paraná. O embargo foi imposto no dia 27 de janeiro do ano passado devido à constatação de focos de febre aftosa nos dois estados.

A Colômbia suspendeu as restrições comerciais às carnes bovinas, bubalinas, suínas, caprinas e ovinas provenientes dos estados de Mato Grosso do Sul e Paraná. O embargo foi imposto no dia 27 de janeiro do ano passado devido à constatação de focos de febre aftosa nos dois estados. Com a suspensão do embargo, todas a unidades da federação podem exportar, a partir de agora, essas carnes para a Colômbia.

Segundo comunicado do Instituto Colombiano Agropecuário (ICA), enviado à embaixada brasileira em Bogotá, o encaminhamento das informações sanitárias relativas às atividades de controle do foco foram suficientes para que o embargo de seis meses aos produtos brasileiros não fosse renovado.

“O ICA informou que o Comitê de Importações desse órgão, após avaliação da documentação encaminhada referente à finalização das atividades de saneamento e conclusão dos focos de febre aftosa no Paraná, determinou a não renovação da vigência da Resolução n° 000119, a qual estabeleceu as restrições de ingresso para produtos provenientes de Mato Grosso do Sul e Paraná e tinha vigência de seis (6) meses a partir da data de publicação. As restrições sanitárias foram, portanto, levantadas”, informou a embaixada brasileira na Colômbia.

As informações são da assessoria de imprensa do Mapa.

Os comentários estão encerrados.