A produção de carne bovina na União Europeia (UE) aumentará no próximo ano (2014-15), de acordo com um relatório anual da Comissão Europeia que cobre a próxima década.
“Após dois anos de forte declínio, a produção de carne bovina da UE deverá se recuperar devido aos aumentos recentes no rebanho leiteiro. As maiores populações e o crescimento econômico mais forte nos países em desenvolvimento deverão dar suporte à maior demanda por carnes e favorecer um aumento nas exportações de carnes da UE”. Há ainda um crescimento firme no consumo mundial de produtos lácteos, disse o relatório.
Grande parte dessa demanda extra de países da África e da Ásia será fornecida pelos produtores da UE. Parte da demanda crescente será causada pelos aumentos populacionais e urbanização nessas regiões e, embora essas tendências de crescimento estejam desacelerando, o crescimento no consumo foi ainda maior – 2% acima dos aumentos da população, em média.
Entretanto, o relatório alertou que a produção de carne bovina deverá retornar a seu “declínio histórico” logo após, alcançando 7,6 milhões de toneladas em 2024. Essa queda na produção de carne bovina continuará, apesar de a um ritmo mais lento do que na crise econômica de 2008. Em curto prazo, haverá mais carne bovina como resultado dos aumentos recentes do rebanho leiteiro, mas, depois disso, uma lenta redução nos rebanhos será vista até 2024.
O relatório completo (em inglês) pode ser acessado no link: http://ec.europa.eu/agriculture/markets-and-prices/medium-term-outlook/2014/fullrep_en.pdf.
Fonte: www.globalmeatnews.com, traduzida e resumida pela Equipe BeefPoint.