Se você é alguém, como a maioria de nós que, ocasionalmente enfrenta a tentação, a distração ou a aversão ao trabalho, existe uma solução. Porque o problema não é exatamente você, o problema é que você não está se colocando nas situações certas. Ou talvez, mais precisamente afirmado, o problema é que você continua se colocando em situações erradas.
Como o poeta W.H Auden colocou em um parágrafo famoso:
“Um estóico moderno sabe que a maneira mais certa de disciplinar a paixão é disciplinar o tempo: decida o que você quer fazer durante o dia, depois faça-o sempre exatamente no mesmo momento todos os dias, e a paixão não lhe trará problemas.”
Auden e os estoicos sabiam que rotinas e hábitos eram essenciais. Auden disse que a rotina era um sinal de ambição – ao limitar a si mesmo, você sinaliza as coisas importantes que você está procurando. Epicteto chamou isso de “alimentar a fogueira do hábito”.
Isso levanta algumas questões: você alimenta um bom fogo ou fogo ruim? Como você abastece isso? Você sabe? Se você não sabe, hoje é o dia para entender que o caminho para ser um você melhor não é com força de vontade de ferro ou afirmações mágicas. É com uma rotina simples que alimenta o bom fogo.
O que você vai fazer de manhã? O que você fará à noite? Quando você fará suas tarefas importantes e como as abordará? O foco nessas questões – e a criação de respostas confiáveis que funcionem em uma base futura – é como você conquista suas paixões e fraquezas.
Porque não haverá espaço para eles.
Fonte: Daily Stoic, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.