Mercado Físico da Vaca – 26/09/11
27 de setembro de 2011
Principais indicadores do mercado do boi – 27/09/11
27 de setembro de 2011

Como produzir silagem de forma econômica e rentável

A silagem é um volumoso usado principalmente na alimentação de ruminantes, podendo substituir ou complementar a alimentação a pasto ou ser utilizada junto com grãos e farelos na composição da ração para animais criados em sistema de confinamento. E para que a produção de silagem em uma propriedade rural seja eficiente e lucrativa, o produtor precisa primeiro conhecer as técnicas corretas de ensilagem, e então fazer o planejamento da área de plantio, o dimensionamento correto do silo e a programação da logística de colheita e ensilagem.

A silagem é um volumoso usado principalmente na alimentação de ruminantes, podendo substituir ou complementar a alimentação a pasto ou ser utilizada junto com grãos e farelos na composição da ração para animais criados em sistema de confinamento. A utilização de silagem pode ser essencial para equilibrar a nutrição animal durante os períodos do ano predominantemente secos, em que a disponibilidade de matéria seca para a alimentação animal diminui.

Para que a produção de silagem em uma propriedade rural seja eficiente e lucrativa, o produtor precisa primeiro conhecer as técnicas corretas de ensilagem, para então fazer um planejamento da área de plantio, o dimensionamento correto do silo e a programação da logística de colheita e ensilagem. A qualidade da forragem obtida no momento de abertura do silo vai depender muito dos procedimentos adotados nessas etapas.

A espessura da camada de silagem retirada diariamente, por exemplo, está diretamente relacionada com a qualidade da forragem fornecida aos animais e deve ser determinada no momento do dimensionamento do silo. Outro exemplo, é a conservação da forragem que para ser adequada depende da ocorrência de processos de fermentação anaeróbia, essa fermentação só ocorrerá se durante a ensilagem forem feitas corretamente a compactação e vedação do silo.

Uma vez que a qualidade da silagem interfere nos ganhos produtivos dos animais alimentados com ela, sua produção econômica e rentável significa a aplicação dos conhecimentos técnicos corretos desde o planejamento do silo e da cultura a ser colhida. Pois não adianta a adoção correta de processos e equipamentos de desensilagem se o material que está sendo fornecido não for retirado no volume adequado e tiver sido adequadamente conservado. Diante da importância evidente desses conhecimentos, eles serão abordados e discutidos no curso online Produção Econômica de Silagem.

O curso tem início no dia 25 de outubro e trará dicas e informações práticas para uma produção eficiente de silagem, como o ponto de colheita, a altura do corte, o maquinário necessário para colheita, além de dicas sobre plantio, adubação e manejo da lavoura.

Durante este curso, que tem os experientes agrônomos Rodrigo Paniago e Antony H. M. Sewell como instrutores, o aluno poderá ampliar seus conhecimentos e tomar decisões acertadas em itens de grande impacto na produção de silagem de qualidade.

Rodrigo Paniago possui especialização em Produção de Ruminantes e graduação em Engenharia Agronômica pela ESALQ/USP. É sócio da Boviplan Consultoria Agropecuária, onde atua em assistência técnica, desenvolvimento de projetos e controle de qualidade de alimentos para nutrição animal.

Antony Hilgrove Monti Sewell, Engenheiro Agrônomo e mestre em nutrição animal pela ESALQ-USP, consultor há mais de 20 anos, atuando em vários estados. Possui experiência em projetos agropecuários, nutrição animal e produção de volumosos. É sócio da Boviplan.

Clique aqui para saber mais sobre esse curso que abordará os aspectos fundamentais da produção de silagem e faça sua inscrição!

Patrocínio Kera-Sil – Kera Nutrição Animal

A Kera Nutrição Animal foi fundada em 2004 pelo grupo LNF Latino Americana e é uma empresa especializada na produção de probióticos, inoculantes e suplementos minerais. A Kera fabrica seus produtos com tecnologia própria e equipe altamente qualificada, além de prestar assistência técnica a seus clientes, estando em constante evolução para criar soluções e contribuir para o desenvolvimento da pecuária nacional.

A Kera possui uma linha completa de inoculantes para otimizar a produção de silagem. Esses inoculantes são compostos por uma ou mais cepas de bactérias a fim de auxiliar na conservação da forragem ensilada. A linha Kera-Sil é composta pelos seguintes produtos: Kera-Sil (inoculante Biológico para silagem), Kera-Sil Cana (para silagem de cana) e Kera-Sil Grão Úmido (para silagem de grão úmido).

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress