Mercados Futuros – 11/08/08
11 de agosto de 2008
Nelore Brasil: Daniella Rapello explica funcionamento do Ranking Nacional da ACNB (Vídeo)
13 de agosto de 2008

Como proteger seus rendimentos e driblar os riscos de oscilação de preço?

Chamamos de Mercado Futuro as transações de contratos, nos quais compradores e vendedores definem acordos de realização de negócios futuros de produtos específicos a preços pré-estabelecidos. Sendo assim, esta é uma ótima ferramenta para evitar os riscos de oscilação de preço, protegendo os rendimentos da produção.

Chamamos de Mercado Futuro as transações de contratos, nos quais compradores e vendedores definem acordos de realização de negócios futuros de produtos específicos a preços pré-estabelecidos. Sendo assim, esta é uma ótima ferramenta para evitar os riscos de oscilação de preço, protegendo os rendimentos da produção.

No entanto, ainda existe um certo preconceito, por parte dos produtores (comprador/vendedor) em negociar na Bolsa de Mercadorias & Futuros – BM&F, principalmente pela falta de conhecimento de como funciona esse tipo de mercado, e por não saber quais procedimentos deve adotar.

O objetivo do mercado futuro é proporcionar aos agentes econômicos oportunidades para a realização de operações de HEDGE – uma espécie de seguro de preços – contra as flutuações desses preços, e cuja incerteza possa influenciar negativamente uma determinada atividade econômica.

Existem vários tipos de produtos, chamados neste tipo de mercado de commodities, que podem ser comercializados, como o café, o açúcar, o algodão, o boi gordo, sendo que cada commodity tem uma determinada quantidade mínima por contrato, tornando possível assegurar os preços de venda/compra de seus produtos.

No caso de bovinos de corte, o chamado mercado do boi gordo, cada contrato tem um volume estipulado, com padrões pré-estabelecidos, e o preço reflete uma expectativa futura dos preços, causada pelas pessoas que estão atuando no mercado na data presente.

Diariamente é divulgado pela imprensa o Indicador de Preços Disponíveis (ou à vista) do Boi Gordo ESALQ/BM&F, como sinalizador para preços futuros e índice que definirá as liquidações financeiras, o que torna o mercado futuro do boi gordo democrático e transparente.

Profissionais comprometidos com o agronegócio, que desejam proteger os rendimentos das bruscas oscilações de preço do mercado, e que queiram saber mais sobre a utilização de Mercados Futuros, podem participar do curso online da AgriPoint, que começa no dia 20 de agosto, com o tema Mercados Futuros como ferramenta para gerenciamento de riscos

Aprenda como atuar neste mercado assistindo aos 5 módulos deste curso, que serão baseados nos seguintes temas: Os conceitos básicos sobre mercados futuros, A mecânica operacional dos mercados futuros, A relação dos preços à vista e futuro, O mercado de opções sobre futuros, e O desenvolvimento e inovações em mercados futuros.

“Acredito que este curso é uma excelente oportunidade para quem não conhece a ferramenta. Além de conversar com um profissional que atua há mais de 13 anos no mercado efetuando operações de hedge, o aluno passa a entender os conceitos básicos da operação e em quais ferramentas pode aprofundar seus estudos para melhorar sua performance”, diz Alberto Pessina, instrutor deste curso.

Alberto O´Farrill V. Pessina é engenheiro agrônomo graduado pela ESALQ-USP, diretor executivo da Aliança Pecuarista e da Agropecuária Pessina Ltda. Participou do planejamento e implantação de todas as atividades da empresa, estruturando as operações de hedge na empresa. Em 2002 fez MBA em gestão empresarial na Fundação Dom Cabral em Belo Horizonte/MG, onde realizou seus trabalhos finais voltados para análise estratégica de mercado.

Este tipo de negociação não substitui o mercado à vista, mas complementa-o, e proporciona ao produtor a proteção contra variações adversas de preço. Conheça todas as regras desse mercado participando do curso Mercados Futuros como ferramenta para gerenciamento de riscos.

Acompanhe diariamente no site BeefPoint a cotação de Mercados Futuros do boi gordo

Mini Contrato Futuro

Durante o curso você aprenderá tudo sobre o Mini Contrato FuturoM, que tem como unidade de negociação 10% do contrato normal (33@ líquidas), o que torna este tipo de ferramenta de compra ou venda mais acessível. A utilização do Mini Contrato é o que possibilita popularizar os mercados futuros, disseminando o uso desse importante instrumento de hedge e de aplicação financeira, junto aos investidores pessoas físicas e pequenas e médias empresas.

Você sabia?
A Bolsa de Mercadorias & Futuros dispõe de um sistema de negociação de Mini Contratos Futuros pela Internet, o WebTrading (WTr), onde você mesmo insere ofertas em seu nome, através do seu computador pessoal.

Os comentários estão encerrados.

plugins premium WordPress