A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) informa que adotou medidas para garantir a continuidade de serviços essenciais e de atendimento às demandas sociais durante a pandemia do novo coronavírus.
Entre os serviços que continuam inalterados estão a Ação de Distribuição de Alimentos, com as entregas já previstas para garantir o abastecimento de grupos populacionais específicos em situação de vulnerabilidade social e insegurança alimentar.
O Programa de Vendas em Balcão (ProVB), de venda de milho a pequenos criadores de animais, também segue em execução, com escala de revezamento dos empregados.
A recepção do beneficiário nas Unidades Armazenadoras ocorre de forma limitada a uma pessoa por atendimento, valendo a mesma regra para as sedes das regionais. O cadastro presencial, que é realizado exclusivamente pelo Sistema de Cadastro Nacional de Produtores Rurais (Sican), no portal da Conab, está suspenso.
O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), que apoia a comercialização de produtos da agricultura familiar, é outro que foi mantido. O contato com os beneficiários é feito por e-mail ou telefone.
Com relação às informações agropecuárias fornecidas pela estatal, desde as primeiras ocorrências de casos da covid-19, a Conab manteve a comunicação com suas unidades estaduais em todo o país para preservar o acompanhamento das equipes técnicas, mesmo em trabalho remoto, para manter a transparência dos indicadores de mercado e auxiliar na execução das políticas e no poder decisório da cadeia produtiva.
“A companhia tem tomado todas as medidas necessárias para gerar informação agropecuária com qualidade e tempestividade, sem deixar de preservar a saúde dos seus empregados. Todas as pesquisas que necessitam de deslocamentos ou contatos presenciais foram suspensas durante a vigência da crise e serão realizadas com o auxílio de ferramentas como trabalho remoto, videoconferências, telefone, email e outras tecnologias da informação disponíveis”, diz a Conab, em nota.
Fonte: Valor Econômico.