O ministro da Agricultura, Blairo Maggi, afirmou que o governo estuda maneiras para que pequenos e médios frigoríficos elevem suas participações no mercado, hoje muito concentradas em grandes grupos, como a JBS.
“Sempre me preocupei, como ministro e produtor, com o tamanho que a JBS atingiu no Brasil e sempre fui um crítico do governo e do BNDES [Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social] de ter proporcionado essa concentração. Vivemos um momento delicado, estamos fazendo um levantamento e vamos tentar estimular outros grupos a irem ao mercado”, afirmou Maggi no seminário “A Força do Campo”, organizado pelo banco Santander e pelo governo de Mato Grosso ontem.
Ele chamou a atual crise da JBS, envolvida em um escândalo de corrupção, de “momento delicado”. “Não sei o que vai acontecer com esta companhia.”
Maggi explicou que seu ministério já mapeia plantas industriais que estão fechadas para uma possível reativação.
O ministro, que retornou na última terça-feira de uma missão ao Oriente Médio, admitiu que os compradores estão preocupados com concentração do mercado de carnes em mãos de poucas empresas, o que pode gerar problemas de segurança alimentar caso haja problemas como o ocorrido com a JBS. “O Brasil precisa reavaliar isso.”
Fonte: Valor Econômico, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.