Reino Unido registra 100 casos da variante humana da doença da vaca louca
29 de maio de 2001
General Meat fechará as portas
30 de maio de 2001

Condição de ‘livre de aftosa com vacinação’ ao RS é incerta

O secretário de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Luiz Carlos de Oliveira, não confirma a versão do secretário da Agricultura do Rio Grande do Sul, José Hermeto Hoffmann, de que o Estado poderá ser reconhecido internacionalmente em setembro como área livre de incidência de febre aftosa, com vacinação. Segundo o secretário de Defesa, Hoffmann teria interpretado equivocadamente a afirmação do presidente da Organização Internacional de Epizootias (OIE), Romano Marabelli, que está preocupado com a adoção correta das medidas de controle sanitário no Estado.

Oliveira afirmou que não haveria tempo suficiente para realizar todas as ações sanitárias necessárias, como o sacrifício dos animais doentes, a completa vacinação do rebanho e a realização de inquérito soro-epidemiológico conclusivo mostrando que o vírus causador da aftosa foi erradicado.

Segundo o secretário de Defesa, Hoffmann comprometeu-se, durante reunião no final da noite, a adotar todas as medidas de emergência sanitária. A reunião foi realizada para resolver os impasses surgidos depois que circulou a informação de que a OIE iria conceder o status de região livre de febre aftosa, com vacinação, em setembro para o Rio Grande do Sul.

fonte: Gazeta Mercantil (por Ayr Aliski e Marcelo Flach), adaptado por Equipe BeefPoint

Comments are closed.