O frigorífico General Meat Food, de Santana do Livramento (RS), fechará as portas nesta sexta-feira. Os problemas de caixa da empresa foram agravados pelas crises da “vaca louca” na Europa e pela volta da febre aftosa ao Rio Grande do Sul. A empresa, que já estava com as atividades suspensas desde o final de fevereiro, vai utilizar os estoques de carne, estimados em cerca de R$ 1 milhão, para pagar salários atrasados, fornecedores e cobrir os custos das demissões dos 543 funcionários, conforme informou o presidente do frigorífico, Carlos Kerber.
Segundo Kerber, a crise do frigorífico foi provocada por problemas “mercadológicos”. A empresa, controlada pelo grupo 3C, de Rio Pardo (RS), permanecerá fechada por “tempo indeterminado”. A possibilidade de negociação das instalações será avaliada nos próximos meses.
O empresário não informou o volume de abates até o último mês de fevereiro, mas disse que o faturamento mensal estava na faixa de R$ 5 milhões. Cerca de 90% da receita era proveniente da exportação de carne industrializada. De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores das Indústrias de Alimentação de Livramento, o frigorífico parou várias vezes no ano passado devido à falta de capital de giro, e em fevereiro estava abatendo cerca de 350 animais por dia, o equivalente a 140 toneladas e a aproximadamente 25% da capacidade instalada.
fonte: Valor Online (por Sérgio Bueno), adaptado por Equipe BeefPoint