Um grupo de produtores, processadores e vendedores de Illinois, Indiana, Kentucky, Michigan e Ohio, nos Estados Unidos, estão trabalhando juntos para fornecer ao consumidor produtos derivados de carne bovina mais saborosos e mais consistentes. Os cinco estados norte-americanos criaram o “Five State Beef Initiative” (FSBI), para desenvolver um sistema de produção que supra a demanda dos consumidores, além de valorizar o verdadeiro valor dos produtos derivados de carne.
O sistema é designado para fornecer aos produtores um retorno, referente ao tempo que o animal vive na fazenda até ser sacrificado, através do uso de etiquetas de identificação eletrônica e um sistema global de gerenciamento de dados. Essa informações darão aos produtores as ferramentas necessárias para o gerenciamento e as decisões de comercialização.
Os estados participantes receberam a permissão do Departamento de Agricultura dos EUA (USDA) para auxiliar o FSBI na implementação dessas ações nos próximos três anos, segundo explicou Lee Meyer, economista da Universidade de Kentucky.
Recrutamento
O FSBI está recrutando mais produtores de carne bovina para esse programa. “Nós estamos procurando produtores interessados em ampliar sua colocação no mercado, e que queiram fazer mudanças necessárias no gerenciamento”, disse Kenny Burdine, economista do UK College of Agriculture. “Esses produtores terão a oportunidade de se tornarem parceiros nesse projeto”, disse ele.
Os produtores podem fornecer informações básicas de produção, participando de um programa uniforme de saúde, e vendendo animais de forma que permita a obtenção dos dados. No primeiro ano do programa, 2300 animais foram etiquetados. Os membros do FSBI estão recolhendo dados desses animais.
fonte: AgWeb (por Darcy Maulsby), adaptado por Equipe BeefPoint