A II Conferência Internacional sobre Rastreabilidade de Produtos Agropecuários, que acontecerá de 10 a 12 de abril, em Brasília, possibilitará a especialistas de vários países uma ampla troca de experiência sobre a segurança dos alimentos, das fazendas às mesas dos consumidores. Para o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) é a oportunidade de discutir e harmonizar os vários programas de incorporação tecnológica à produção agropecuária.
Segundo o coordenador do evento, Márcio Portocarrero, secretário de Desenvolvimento Agropecuário e Cooperativismo do Mapa, os produtores brasileiros têm sido altamente receptivos às novas tecnologias, já que elas garantem maiores lucros e o acesso aos mercados internacionais.
O secretário lembra que os importadores de alimentos estão cada dia mais exigentes e se preocupam em mapear com rigor toda a cadeia produtiva, inclusive os aspectos ambientais e sociais do processo. O Brasil foi o segundo a adotar o sistema de rastreabilidade na cadeia pecuária, logo depois da União Européia.
A Conferência, que está sendo organizada pelo Mapa, com o apoio do Ministério da Ciência e Tecnologia, Governo do Distrito Federal, IICA, Banco do Brasil, Sebrae e Companhia Vale do Rio Doce, tem como público alvo técnicos e pesquisadores de instituições de ensino, órgãos públicos e privados, e agentes do agronegócio do país e do exterior. O prazo de inscrições vai até o próximo dia cinco de abril e devem feitas pelo site www.agricultura.gov.br. As informações são do Mapa.