Mercado Físico da Vaca – 02/04/09
2 de abril de 2009
Mercados Futuros – 03/04/09
6 de abril de 2009

Confiança do consumidor continua diminuindo

Sob os efeitos da crise econômica internacional, a confiança do consumidor brasileiro voltou a piorar no primeiro trimestre do ano e caiu para o pior patamar desde o terceiro trimestre de 2005. O Índice Nacional de Expectativa do Consumidor (Inec), calculado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) fechou os três primeiros meses de 2009 em 106,3 pontos.

Sob os efeitos da crise econômica internacional, a confiança do consumidor brasileiro voltou a piorar no primeiro trimestre do ano e caiu para o pior patamar desde o terceiro trimestre de 2005. O Índice Nacional de Expectativa do Consumidor (Inec), calculado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) fechou os três primeiros meses de 2009 em 106,3 pontos. No terceiro trimestre de 2005, o índice foi de 105,7 pontos.

Ainda segundo dados da CNI, o Inec caiu 3,2% no fim do primeiro trimestre deste ano, em relação ao resultado de dezembro do ano passado e diminuiu 4,7% no confronto com março de 2008. Com isso, o índice acumula baixa de 8,1% desde setembro do ano passado, quando começou a fase mais aguda da crise.

A CNI também verificou que aumentou o pessimismo dos consumidores com relação a situação do mercado de trabalho e da renda. O índice que mede as expectativas com relação ao desemprego recuou 4,2% na comparação com o último trimestre de 2008 e 19,8% ante os três primeiros meses de 2008, atingindo o nível mais baixo desde novembro de 2001. Já a perspectiva para a renda pessoal caiu 1,3% na comparação com os últimos três meses do ano passado e 1,7% ante o primeiro trimestre do ano passado.

“A queda no Inec pelo segundo trimestre consecutivo mostrou que o consumidor brasileiro ajustou suas expectativas em linha com o agravamento do quadro de crise da economia mundial e seus impactos no Brasil. É um reconhecimento que as dificuldades atingiram a nossa economia”, avaliou o gerente executivo de Política Econômica da CNI, Flávio Castelo Branco. O Inec é composto pelas expectativas dos consumidores quanto à inflação, desemprego, renda, situação financeira, endividamento e compras de bens de maior valor.

A matéria é Leonardo Goy, da Agência Estado, resumida e adaptada pela Equipe AgriPoint.

Os comentários estão encerrados.