Consumo de carnes no Japão ganha popularidade
3 de novembro de 2003
Produtores já têm retorno pelo gado rastreado
5 de novembro de 2003

Congresso discute tecnologias de cria e melhoramento genético

Durante dois dias, ontem (03) e hoje (04), a Associação Rural do Paraguai sedia o XI Congresso Internacional de Transferência Tecnológica Agropecuária CEA 2003, que tem como tema principal a cria e o melhoramento genético. O evento é promovido pelo CEA (Consorcio de Ganaderos para Experimentación Agropecuária), entidade integrada por empresas líderes da atividade pecuária do Paraguai.

Dos oito palestrantes, cinco são do Brasil, os quais têm como objeto de discussão o Projeto T@b 57, que envolve extensa análise de rebanhos bovinos.

O primeiro a abordar o projeto ontem foi o zootecnista Paulo Henrique J. de Camargo, administrador da Fazenda Água Milagrosa, em Tabapuã, SP, que proferiu a palestra “Melhoramento genético em rebanhos confinados e o aproveitamento de uma oportunidade”. Em seguida, o engenheiro agrônomo Rodolpho Assumpção Ortenblad, proprietário da Fazenda Santa Cecília do Córrego, em Uchôa, SP, falou sobre o projeto enquanto um novo conceito de avaliação econômica em pecuária de corte e seus princípios, processo e outras considerações.

A terceira palestra de ontem, abordando um modelo inovador de cria e invernada em Chaco, Argentina, foi ministrada pelo engenheiro agrônomo argentino Eduardo Sanchez Terrero, da Associação Argentina de Brangus.

O projeto T@b 57 voltou a ser apresentado na última palestra, do economista Carlos Arthur Ortenblad, da Fazenda Água Milagrosa, em Tabapuã, SP, com o tema “Bases técnicas e econômicas para fertilização de pastagens: alta performance a baixo custo”.

A abertura do segundo dia do evento, hoje, ficou a cargo de Pedro Eduardo de Felício, mestre em genética animal e Ph.D. em Zootecnia/Produtos de Origem Animal, professor da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), que discute, no âmbito do T@b 57, a avaliação de carcaças de 52 novilhos F1 Angus e Blonde sobre vacas Nelores e Tabapuã realizado em frigorífico, provenientes do projeto.

A segunda palestra de hoje é sobre o Sistema Frisch, com abordagem do cruzamento industrial para rebanho tropical (parte 1), proferida pelo engenheiro agrônomo Manuel Ávila, consultor em melhoramento genético da Ganadera 63. A segunda parte encerrará o Congresso.

Retomando aspectos do T@b 57, o engenheiro agrônomo Miguel da Rocha Cavalcanti, coordenador do BeefPoint, enfoca o marketing da carne e sua relação com a seleção genética e a cria de gado de corte.

O responsável pela penúltima palestra será Rodolfo Stahringer, mestre e Ph.D. em Cria e Reprodução, da INTA (Estación Experimental Col. Benítez), em Chaco, Argentina, que aborda o uso da condição corporal em fazendas de cria como ferramenta de manejo.

Fonte: Mirna Tonus, da Equipe BeefPoint

Os comentários estão encerrados.