Manipulação da dieta de animais em confinamento para evitar excesso de proteína
23 de maio de 2005
OIE: Acre é zona livre de aftosa com vacinação
25 de maio de 2005

Congresso Internacional Feicorte especialistas do agronegócio

Evento, que este ano ocorre nos dias 14 e 15 de junho, durante a Feicorte 2005, a maior feira in door da pecuária realizada na América Latina, busca discutir e propor soluções para alguns dos principais problemas da cadeia produtiva da carne bovina brasileira.

Um dos grandes destaques da programação da 11a Feira Internacional da Cadeia Produtiva da Carne Bovina (Feicorte 2005), que ocorre entre 14 e 18 de junho no Centro de Exposições Imigrantes em São Paulo (SP), o Congresso Internacional Feicorte reunirá alguns dos principais especialistas do agronegócio brasileiro para discutir novos rumos para a pecuária de corte. O evento, que ocorre nos dois primeiros dias da Feira (14 e 15 de junho), é uma oportunidade para a cadeia produtiva da carne bovina, reunida por ocasião da Feicorte, avaliar e propor soluções para alguns de seus principais problemas.

A primeira parte do evento é dedicada a fazer um diagnóstico da atual situação da pecuária brasileira. Um especialista da Scot Consultoria fará a abertura do encontro com uma conferência sobre a atual realidade e as perspectivas para a pecuária de corte brasileira, às 9:00 do dia 14 de junho. Em seguida, o professor Iveraldo Dutra (UNESP/Araçatuba) fará um panorama da sanidade na pecuária de corte, um dos principais problemas que atrapalham o acesso da carne brasileira aos grandes mercados. As 11:40, Luis Artur Loyola Chardulo, professor titular da UNESP de Botucatu, encerrará a manhã com uma palestra sobre classificação de carcaças.

À tarde, a partir das 14:00, as palestras do Congresso procuram propor alternativas e soluções. O professor Alexandre Barros (Fundação Getúlio Vargas) falará sobre o impacto da adoção de novas tecnologias na produção de carne bovina. O especialista da Embrapa Gado de Corte, Manuel Macedo, abordará a integração entre lavoura e pecuária, fator que vem se mostrando fundamental para a otimização da produtividade de nossos rebanhos. Ainda dentro da mesma proposta, haverá palestras no dia 14/05 (terça-feira), sobre terminação de animais superprecoces, e no dia 15/06 (quarta-feira) sobre melhoramento genético, manejo de pastagens, alternativas alimentares para a estiagem.

Uma das palestras mais aguardadas do segundo dia do Congresso (15/06) é a do especialista da Esalq/USP, Dante Pazzanese Lana, que falará sobre sobre o tema “Produtores x Frigoríficos: quem fica com o lucro do confinamento?”. Haverá ainda uma palestra sobre “Bem-Estar Animal e Qualidade de Carne”, que já é exigência de países europeus para a importação de carne e certamente será um dos novos paradigmas da produção pecuária brasileira.

Segundo Cristina Bertelli, coordenadora de eventos de agronegócio do Agrocentro, entidade promotora da Feicorte, o Congresso Internacional Feicorte foi formatado para ser um espaço de discussão e difusão de conhecimento. “O Congresso procura ser uma contribuição para a pecuária brasileira, à medida que foi formatado com base nas atuais necessidades do setor. O principal objetivo do evento é fomentar discussões e, ao mesmo tempo, propor soluções. Para isso, convidamos especialistas de peso, dignos do maior evento da cadeia da carne bovina que é atualmente a Feicorte”, afirma.

Outras informações sobre a Feicorte 2005, acesse www.feicorte.com.br ou pelo telefone (11) 5073-7799, ou através do formulário abaixo.

Fonte: Assessoria de imprensa da Feicorte

Os comentários estão encerrados.