Neste domingo (04/08/13), o Fantástico estreou a série “Autismo: Universo Particular”. Para produzir a série, Dráuzio Varella esteve na casa de vários pacientes portadores desse transtorno para mostrar como vivem essas famílias e essas crianças.
O autismo hoje é considerado um distúrbio no desenvolvimento causado por condições genéticas e ambientais e que, na verdade, não é uma condição só. Hoje, se fala em um conjunto de autismos pela enorme variabilidade que ele tem. A característica fundamental dos autismos é o prejuízo na comunicação, na interação social e na presença de comportamentos peculiares. Comportamentos repetitivos sem muito significado, que os indivíduos parecem ficar realizando sem uma finalidade muito clara.
Adicionalmente, o neuropediatra especialista em autismo Salomão Schwartzman, explica que o autismo era considerado uma condição rara, que atingia quatro indivíduos para cada 10 mil vivos. No entanto, ele aponta que a pesquisa mais recente fala em um para cada 92. Ou seja, é bastante comum na sociedade.
Os humanos são animais sociais. Se não tivessem formado grupos, os antepassados teriam desaparecido da face da Terra. Mas há pessoas com transtorno de desenvolvimento que apresentam enorme dificuldade de relacionamento social. Para elas, sons, movimentos, olhares e solicitações dos outros provocam um curto-circuito que as deixa desorientadas e aflitas. O autismo é um transtorno desse tipo, no qual a rede de neurônios que controla, no cérebro, a comunicação e os contatos sociais está desorganizada.
O cérebro de pessoas com autismo funciona de forma única, que ainda é um mistério para a ciência. Prova disto é Temple Grandin.
Temple Grandin é uma mulher com autismo (de alto funcionamento), que revolucionou as práticas para o tratamento racional de animais vivos em fazendas e abatedouros. Possui bacharel em psicologia pelo Franklin Pierce College e mestrado em Zoologia na Universidade Estadual do Arizona, sendo Ph.D. em Zoologia, desde 1989, pela Universidade de Illinois.
Hoje ministra cursos na Universidade Estadual do Colorado a respeito de comportamento de rebanhos e projetos de instalação, além de prestar consultoria para indústrias na área de pecuária, com ênfase em manejo, instalações e bem-estar animal. Atualmente ela é a mais bem sucedida e célebre profissional norte-americana com autismo, altamente respeitada no segmento de manejo pecuário/ bem-estar animal.
Na juventude ela criou a “máquina do abraço”, uma engenhoca para lhe pressionar como se estivesse sendo abraçada e que a acalmava, assim como a outras pessoas com autismo. Sua vida foi tema do filme Temple Grandin, em 2010, quando ela foi mencionada pela revista Time na lista das 100 pessoas mais influentes do mundo, na categoria dos “Heróis”.
Temple Grandin tornou-se uma profissional extremamente bem-sucedida. Projeta equipamentos e instalações para a pecuária que são altamente reconhecidos pela sua funcionalidade, aplicabilidade, produtividade e bem-estar.
Todos os corredores e currais que desenha são redondos, pois é sabido que o gado tem mais facilidade em seguir um caminho curvo; primeiro porque, não vendo o que há no fim do caminho, fica menos assustado; segundo porque o desenho curvo aproveita o comportamento natural do animal, que é descrever círculos.
Ela faz uma analogia bastante interessante: com as crianças autistas é preciso agir do mesmo modo, isto é, trabalhando a favor delas, ajudando-as a descobrir e desenvolver seus talentos ocultos. Ela já escreveu mais de 400 artigos publicados em revistas científicas e periódicos especializados, tratando de manejo de rebanho, instalações e cuidados dos animais/ bem-estar animal.
Assim sendo, vale ressaltar que o autismo não é uma “anormalidade devastadora”, e sim um universo particular, que deve ser respeitado, compreendido e em muitas vezes, pode ser explorado da melhor maneira possível, com muito brilho e ciência, sendo prova disto, o universo particular vivido por Temple Grandin.
Posts relacionados:
Temple Grandin: indústria pecuária precisa mostrar seu progresso com o bem-estar animal
EUA: veja vídeo de Temple Grandin sobre boas práticas de abate de bovinos
Documentário sobre Temple Grandin (em inglês)
Filme mostra impacto de Temple Grandin na pecuária
Fonte: Fantástico, Rede Globo. Resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.