Não são apenas técnicas de bem-estar animal, mas sim uma quebra de paradigmas – Gilberto Ferreira [Fazenda Santa Maria]
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Consumidores dos EUA reduzem compras de carnes vermelhas

Os consumidores dos Estados Unidos disseram que comeram menos carne vermelha durante 2013 em comparação com o ano anterior, de acordo com pesquisa da companhia de pesquisa de mercado, Mintel.

De acordo com informações divulgadas pela Mintel, 90% dos consumidores reportaram que consumiram algum tipo de carne vermelha pelo menos uma vez por mês durante 2013. Porém, 39% dos consumidores de carne bovina e outras carnes vermelhas indicaram que comeram menos em 2013 do que tinham comido em 2012. Ao mesmo tempo, 10% dos consumidores de carnes vermelhas disseram que comeram mais desse tipo de carne em 2013.

A analista global de alimentos do Mintel, Patty Johnson, disse que “as tendências de saúde que motivaram os consumidores a reduzir a ingestão de gordura e colesterol foram de longe os fatores mais dominantes afetando o mercado de carnes vermelhas”. Entretanto, o relatório do Mintel não cita nenhum número específico relacionado às preocupações dos consumidores com a saúde.

Entretanto, o relatório inclui números relacionados ao efeito dos preços da carne no varejo sobre as decisões dos consumidores. Mais da metade, 58% dos consumidores disseram que notaram o aumento dos preços das carnes vermelhas nos últimos 12 meses e 36% disseram que o produto estava muito caro para que continuassem comprando na frequência que gostariam. Dessa forma, claramente os preços recordes da carne bovina estão tendo um papel no declínio do consumo, pelo menos entre alguns consumidores.

O relatório também diz que 16% dos americanos que disseram que estão consumindo menos carnes vermelhas mudaram para carne de maior qualidade.

O relatório oferece algumas soluções potenciais para o declínio no consumo de carnes vermelhas, sugerindo que a embalagem pode ser uma área para os processadores de carne inovarem, particularmente buscando um apelo junto às mulheres. Mais de um terço das mulheres gostariam de ver mais embalagem resselável, 26% disseram que queriam porções de tamanho individual e 23% gostariam de ver opções de receitas nas embalagens.

“A categoria de carnes vermelhas está enfrentando um futuro difícil, à medida que as tendências de saúde e de preços estão trabalhando para desencorajar a demanda por carnes vermelhas. A indústria também tem feito pouco para inovar desde a recessão e, dessa forma, tem oferecido aos consumidores pouca coisa para se animarem. Isso apresenta uma oportunidade para a indústria de tentar revigorar o mercado com novos produtos, com melhor qualidade e melhor funcionalidade”.

Fonte: Drovers, traduzida e adaptada pela Equipe BeefPoint.

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