Levantamento feito no primeiro quadrimestre pelo Google, com exclusividade para o Valor, aponta aumento maior nas buscas por produtos e serviços nos Estados com forte economia agrícola do que no resto do país.
Em Mato Grosso, maior produtor e exportador nacional de grãos, as buscas no Google se destacaram em todos os itens de consumo que tendem a ser procurados quando as perspectivas da economia são animadoras – móveis, fogões, lavadoras, TVs, geladeiras, celulares e carros. Nos serviços, há demanda por turismo, câmbio, seguro e previdência privada. A situação não foi diferente em Mato Grosso do Sul, Goiás, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Minas Gerais.
Dependendo do setor, a procura registrada pelo Google nessas regiões chega a ficar dez pontos percentuais acima da média do Brasil, como no caso dos pacotes de viagens. Enquanto a procura por cruzeiros marítimos caiu 6% no país no primeiro trimestre, ela cresceu 1% nos Estados agrícolas.
A sobreposição dos mapas da produção agrícola e dos cliques no Google dá uma dimensão mais ampla do impacto do agronegócio nas economias regionais, um movimento sentido nas ruas mas não devidamente mensurado nas estatísticas.
O avanço no consumo rural decorre de outro diferencial – o emprego no campo não caiu. De janeiro a abril, as contratações tiveram seu melhor desempenho desde 2011, quando o Brasil vivia um “Pibão”.
“Enquanto o nível de emprego como um todo recuou, no agronegócio ele cresceu 1,9%. É o emprego e a renda que dão lastro para o consumo”, diz Fábio Bentes, economista da Confederação Nacional do Comércio.
Fonte: Valor Econômico, resumida e adaptada pela Equipe BeefPoint.