EUA: Tyson Foods reduz produção de carne bovina
13 de setembro de 2007
Uruguai faz visitas internacionais para promover carnes
13 de setembro de 2007

Costa Rica libera importações de gado dos EUA

O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) anunciou na semana passada que a Costa Rica permitirá importações de gado bovino do país de todas as idades nascidos após a implementação da proibição de materiais de ruminantes em rações de ruminantes em 1997.

O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) anunciou na semana passada que a Costa Rica permitirá importações de gado bovino do país de todas as idades nascidos após a implementação da proibição de materiais de origem animal em rações de ruminantes em 1997.

Embora a Costa Rica seja um importador muito pequeno de bovinos vivos dos EUA – em 2002, Costa Rica importou somente US$ 42 mil em bovinos de corte e leite vivos -, o USDA vê esta medida como uma vitória na batalha pelo retorno aos níveis de exportação de gado e carne de antes dos embargos impostos em 2003, devido à Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB).

“Esta decisão afirma mais uma vez que as medidas de mitigação para EEB dos EUA baseadas em ciência efetivamente protegem a segurança alimentar e a saúde animal”, disse a administradora do Serviço de Inspeção Sanitária Animal e Vegetal (APHIS) do USDA, Cindy Smith. “Estamos satisfeitos que a Costa Rica seguiu os padrões internacionais que apóiam o acesso aos mercados para os bovinos dos EUA e continuaremos solicitando que outros parceiros comerciais façam o mesmo”.

O acordo não afeta as leis costarriquenhas de importação de carne bovina dos EUA, que continuam restritas à carne bovina de animais de 30 meses de idade ou menos. Em 2006, a Costa Rica importou US$ 1,77 milhão em carne bovina dos EUA. O USDA continua trabalhando para remover essas restrições. As informações são do site MeatingPlace.com.

Comments are closed.