Costa Rica libera importações de gado dos EUA

O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) anunciou na semana passada que a Costa Rica permitirá importações de gado bovino do país de todas as idades nascidos após a implementação da proibição de materiais de ruminantes em rações de ruminantes em 1997.

O Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA) anunciou na semana passada que a Costa Rica permitirá importações de gado bovino do país de todas as idades nascidos após a implementação da proibição de materiais de origem animal em rações de ruminantes em 1997.

Embora a Costa Rica seja um importador muito pequeno de bovinos vivos dos EUA – em 2002, Costa Rica importou somente US$ 42 mil em bovinos de corte e leite vivos -, o USDA vê esta medida como uma vitória na batalha pelo retorno aos níveis de exportação de gado e carne de antes dos embargos impostos em 2003, devido à Encefalopatia Espongiforme Bovina (EEB).

“Esta decisão afirma mais uma vez que as medidas de mitigação para EEB dos EUA baseadas em ciência efetivamente protegem a segurança alimentar e a saúde animal”, disse a administradora do Serviço de Inspeção Sanitária Animal e Vegetal (APHIS) do USDA, Cindy Smith. “Estamos satisfeitos que a Costa Rica seguiu os padrões internacionais que apóiam o acesso aos mercados para os bovinos dos EUA e continuaremos solicitando que outros parceiros comerciais façam o mesmo”.

O acordo não afeta as leis costarriquenhas de importação de carne bovina dos EUA, que continuam restritas à carne bovina de animais de 30 meses de idade ou menos. Em 2006, a Costa Rica importou US$ 1,77 milhão em carne bovina dos EUA. O USDA continua trabalhando para remover essas restrições. As informações são do site MeatingPlace.com.

Os comentários estão encerrados.

Mercados Futuros – 12/09/07
12 de setembro de 2007
Esalq/BM&F recua e mercado futuro acompanha
14 de setembro de 2007