Código Florestal Brasileiro
23 de novembro de 2001
Cai liminar contra a Boi Gordo
27 de novembro de 2001

Criado o Serviço de Informação da Carne

Foi criado, em 17 de setembro de 2001, por um grupo das principais lideranças do setor pecuário que reuniu-se no Fundepec em São Paulo, o “Serviço de Informação da Carne”. A reunião foi promovida pela Associação Brasileira de Marketing Rural (ABMR), em parceria com o Fundepec, e foi prestigiada por presidentes e representantes das Associações Nacionais de Criadores de Raças de Corte; pelo Conselho Nacional de Pecuária de Corte (CNPC); Associação Brasileira dos Criadores (ABC) e Sindicato das Indústrias do Frio (Sindifrio).

O Serviço de Informação da Carne – S.I.C. – terá como principal missão melhorar o conhecimento do público em relação à carne bovina. Numa primeira etapa, o esforço será no sentido de coletar material técnico sobre a carne bovina em Universidades, Centros de Pesquisa e profissionais que tenham forte afinidade com a carne bovina, como médicos, nutricionistas, etc. Este material dará o embasamento técnico para o S.I.C..

Paralelamente a este trabalho, uma assessoria de imprensa será contratada para divulgar informações sobre a carne bovina em vários meios de comunicação, entre jornais de grande circulação e também revistas voltadas para o consumidor urbano, como revistas gerais de informação, revistas femininas de beleza e nutrição e revistas de culinária. O objetivo é falar diretamente com o consumidor que tem o poder de decisão na escolha de alimentos para a casa, esclarecendo quais são os benefícios nutricionais de uma alimentação equilibrada que inclua carne bovina como proteína de excelente qualidade.

A idéia de criação de um “Serviço de Informação da Carne” surgiu à partir da identificação da premência em melhorar-se o conhecimento atual de carne bovina e de esclarecer-se a verdade em contraposição a vários mitos e preconceitos divulgados sem o devido embasamento técnico. Isto prejudica a cadeia da carne como um todo e impede uma maior aceitação da carne bovina perante o público consumidor.

Em uma visita ao C.I.V. – Centre d´Information des Viandes em Paris em 1999, profissionais do Fundepec conheceram um modelo primoroso de centro de informações de carne que já funciona há mais de 14 anos com muito sucesso. O C.I.V. atua em várias ações de esclarecimento ao público, como a publicação de diversos materiais especificamente voltados para segmentos como a terceira idade, gestantes, atletas e crianças. Além disto, o C.I.V. marca presença em vários eventos como Congressos de Medicina, feiras de alimentos e eventos desportivos, fomentando o conhecimento sobre carne bovina.

A proposta de criação do Serviço de Informação da Carne foi aclamada unanimemente pelos presentes à reunião, que declararam considerar a idéia excelente, extremamente necessária e que beneficiará o setor da carne bovina brasileira como um todo.

O Serviço de Informação da Carne está hoje sediado no Fundepec, no Parque da Água Branca em São Paulo. O Fundepec e o S.I.C. são entidades independentes, e assim que o projeto estiver maduro o suficiente poderá estar sediado em outro local, a definir.

Fonte: Serviço de Informação da Carne, adaptado por Equipe BeefPoint

0 Comments

  1. José Roberto A Ferreira disse:

    Acho louvável a criação do SIC, mas os pecuaristas deveriam primeiramente elaborar, juntamente com os frigoríficos, a tipificação das carcaças; a partir daí, um esclarecimento ao público, de quais corte servem para que, qual melhor carne para um determinado prato.

    Hoje o que temos é uma enganação geral, pecuarista vendendo touro como boi, frigorífico embalando carne de vaca velha como boi e os comerciantes acatando tudo.

    O consumidor brasileiro não conhecendo carnes é enganado de todas as formas.

  2. Silvio Torquato Junqueira disse:

    Antes tarde do que nunca, espero que esta iniciativa obtenha financiamento de maneira constante e abundante, que não dependa da boa vontade de ninguém e se estude uma maneira de arrecadar fundos obrigatória e paga por todos que participem da cadeia produtiva.

  3. Cláudia Fernandes Antunes e Souza disse:

    Acredito ser de suma importância a divulgação da qualidade nutricional da carne bovina. Sou Veterinária e trabalhei alguns anos na área de Inspeção e Tecnologia de Produtos de Origem Animal e vi de perto o preconceito contra a carne bovina. Mas me pergunto, será realmente preconceito ou desconhecimento? Sou mais pela segunda opção. Portanto este serviço só tem a oferecer a informação necessária para a contrução de opinião sólida e baseada em conhecimentos e não em hipóteses. Vale à pena ler a entrevista com o Dr. Dráuzio Varela que foi publicada na revista DBO Rural de setembro/2001. Ele, como médico, mostrou com clareza a importância da carne bovina na nossa alimentação. Vamos acabar com este preconceito!